Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55023
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O programa de mentoring da PUC Minas: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): The mentoring program at PUC MINAS: an experience report
Autor(es): Renato Diniz Silveira
Patricia Regina Guimarães
Karla Gomes Nunes
Cláudia Maria Generoso
Resumo: Introdução: O artigo visa relatar a experiência do Programa de Mentoring do curso de Medicina da PUC Minas em Betim, em Minas Gerais, destacando algumas concepções, desafios e potencialidades do percurso de quase uma década. O ato educativo é um estímulo à emancipação do ser humano e às suas potencialidades, e os programas de mentoring representam um potente catalisador desse processo. Relato de experiência: O Programa de Mentoring da PUC Minas é uma atividade obrigatória, que oferece ao discente um espaço de acolhimento, reflexão e cuidado por meio da referência de um professor mentor. Com horas de dedicação, o mentor acompanha uma turma ao longo do curso, estabelecendo encontros regulares com a turma inteira – no início e final do semestre – e frequentes com grupos menores no decorrer do semestre. Encontros individuais acontecem conforme a demanda do acadêmico. Nos encontros, discutem-se temas referentes ao cotidiano das instituições de saúde e aos desafios enfrentados por elas, de modo a promover o desenvolvimento da identidade médica. Ao mentor cabe atentar aos impasses que se colocam no processo de formação, especialmente sobre a saúde mental dos alunos. Discussão: No percurso do Programa de Mentoring da PUC Minas, percebem-se sua consolidação na instituição, seu papel na formação dos alunos e o aprendizado dos mentores. Observa-se que não basta apenas formalizar um programa, mas também é necessário disseminar uma cultura de cuidado coerente com os princípios do projeto pedagógico do curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e as necessidades do campo da saúde coletiva. Encontra-se aí o desafio de sustentar no perfil do egresso um profissional capacitado tecnicamente e em condições de cuidar de si e daquele que acolhe. Conclusão: Com a implementação do Programa de Mentoring, percebe-se a criação, na instituição, da cultura de mentoring, refletido nas relações entre alunos e professores, possibilitando uma formação que contemple, além dos aspectos técnicos, a essência do cuidado.
Abstract: Introduction: This article reports on the experience of the mentoring program of the PUCMINAS Medicine Course in Betim, Minas Gerais. It highlights concepts, challenges and capabilities of this almost decade-old course. Education stimulates the emancipation of human beings and their potential, and mentoring programs are a powerful catalyst for this process. Experience report: The PUC Minas mentoring program is a mandatory activity, offering the student a space for welcoming, reflection, and care, conveyed by a teacher mentor. With hours of dedication, the mentor accompanies a class throughout the course by establishing regular meetings – with the whole class at the start and end of the semester, and with smaller groups frequently during the semester. Individual meetings take place according to the student’s demand. At the meetings, themes related to the daily routine in health institutions and related challenges are discussed, promoting the development of a physician’s identity. The mentor pays close attention for any deadlocks that arise in the training process, especially regarding student mental health. Discussion: Since it was introduced, the mentoring program at PUC Minas has become a consolidated element of the institution, playing an important role in the students’ training and the mentors’ learning. Formalizing the program is only the first step of the process, it is also necessary to disseminate a culture of care consistent with the principles of the course’s pedagogical project, the Curricular Guidelines for Medical Training and public health needs. Therein lies the challenge of achieving the graduate profile of a technically trained professional who is in a position to take care of himself and those he welcomes into the profession. Conclusion: The implementation of the mentoring program has generated a noticeable culture of Mentoring at the institution, reflected in the relationships between students and teachers, supporting a training that consists not only of technical aspects, but also the essence of care.
Assunto: Medicina - Estudo e ensino
Educação médica
Tutoria
Acolhimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: HCL - HOSPITAL DAS CLINICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210131
URI: http://hdl.handle.net/1843/55023
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbem/a/HTRgGgRNF4dPkxfrypdFm4x/
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Médica
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O programa de mentoring da PUC Minas relato de experiência.pdf151.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.