Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rita de Cássia de Oliveira Sebastiãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6468464413263797pt_BR
dc.contributor.referee1Rochel Montero Lagopt_BR
dc.contributor.referee2Janice Henriques da Silva Amaralpt_BR
dc.contributor.referee3Carmem Rosa Giraldo Vergarapt_BR
dc.creatorJanaína de Paula e Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7443699183662817pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-20T16:56:57Z-
dc.date.available2023-06-20T16:56:57Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55156-
dc.description.abstractExtension activities have the important role of bringing the university closer to the local context and of presenting itself as an instrument for the popularization of scientific knowledge and dissemination of works that the university develops. The present study focused on extension projects with an interface with basic education, from the perspective of the concepts of Organizational Innovation and Project Management. The initial motivation came from the idea of creating a management and execution model for the “1000 Future Scientists Project” (1000FC) that could be a reference for similar implementations in other institutions. This project was officially born in 2018, being a pioneer extension project of the Department of Chemistry whose main objectives were: to take basic education students to carry out a chemical experiment in the laboratories, to provide the experience in an academic environment, to facilitate contact directly with researchers and new technologies developed at the unit and impact 1000 basic education students, awakening in them the desire to be a scientist. Currently, the 1000FC program has already achieved one of its goals, carrying out activities with approximately 3500 students from schools in Minas Gerais. This dissertation was started in 2019, the year in which the project already had several activities aimed at basic education, and its objective was to develop a set of processes that assist in the management and execution of extension projects focused on social innovation. In order to reach our objective, we carried out a vast survey of theoretical references, in this part of the work it was necessary to understand aspects about University Extension, Organizational Innovation and how to propose and use tools that help in Project Management. We chose the Case Study as a methodology, in which the object of study was the 1000FC, and we also resorted to the Action Research methodology for the construction and elaboration of a proposal to manage the program's activities. Among the results, we highlight the mapping of twenty-two projects in Brazil, similar to 1000FC, and which present comparative data on different aspects of management; the historical survey and official record of all extension activities associated with the 1000FC Project, which led to its expansion into an extension program; the standardization of the methodology for developing practices and the elaboration of process maps to make it feasible for other participants and other institutions to carry out activities. It is possible that the results of this work serve as a reference to be replicated in other projects. To validate this hypothesis, future studies of application of the processes developed in other institutions would be necessary.pt_BR
dc.description.resumoAs atividades de extensão têm o importante papel de aproximar a universidade do contexto local e de apresentar-se como um instrumento para a popularização do conhecimento científico e divulgação de trabalhos que a universidade desenvolve. O presente estudo teve como foco os projetos de extensão com interface com a educação básica, na perspectiva dos conceitos de Inovação Organizacional e Gestão de Projetos. A motivação inicial surgiu da ideia de criar um modelo de gestão e execução para o “Projeto 1000 Futuros Cientistas” (1000FC) que possa ser referência para implementações semelhantes em outras instituições. O referido projeto nasceu oficialmente no ano de 2018, sendo um projeto pioneiro de extensão do Departamento de Química que tinha como objetivos principais: levar os estudantes da educação básica para realizar um experimento químico nos laboratórios, propiciar a vivência em ambiente acadêmico, viabilizar o contato direto com pesquisadores e novas tecnologias desenvolvidas na unidade e impactar 1000 estudantes da educação básica, despertando neles o desejo de ser cientista. Atualmente, o programa 1000FC já alcançou uma das metas, realizando atividades com aproximadamente 3500 estudantes de escolas de MG. Esta dissertação foi iniciada em 2019, ano em que o projeto já contava com diversas atividades voltadas para a educação básica, e seu objetivo foi desenvolver um conjunto de processos que auxiliem na gestão e execução de projetos de extensão com foco em inovação social. Para alcançarmos nosso objetivo, realizamos um vasto levantamento de referenciais teóricos, nesta parte do trabalho foi preciso entender aspectos sobre Extensão Universitária, Inovação Organizacional e como propor e utilizar ferramentas que auxiliem na Gestão de Projetos. Escolhemos como metodologia o Estudo de Caso, em que o objeto do estudo foi o 1000FC e ainda, recorremos à metodologia da Pesquisa-ação para a construção e elaboração de uma proposta para gerir as atividades do programa. Dentre os resultados, destacamos o mapeamento de vinte e dois projetos no Brasil, semelhantes ao 1000FC, e que apresentam dados comparativos sobre diferentes aspectos de gestão; o levantamento histórico e registro oficial de todas as atividades de extensão associadas ao Projeto 1000FC, o que propiciou sua expansão para um programa de extensão; a padronização da metodologia de elaboração de práticas e a elaboração de mapas de processos para tornar viável a realização das atividades por outros participantes e outras instituições. É possível que os resultados deste trabalho sirvam como referência para serem replicados em outros projetos, para validar esta hipótese, seriam necessários estudos futuros de aplicação dos processos desenvolvidos em outras instituições.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectualpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInovação organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherAdministração de projetospt_BR
dc.subject.otherExtensão universtiáriapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de processos para gestão estratégica de projeto de extensão universitária: o caso do projeto "1000 Futuros Cientistas"pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of processes for strategic management of a university extension project: the case 1000 Future Scientists projectpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons