Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55163
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador: revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Teaching strategies used in the training of the nurse-educator: an integrative review
Autor(es): Sumaya Giarola Cecilio
Andréa Tayse de Lima Gomes
Clarissa Fernandes Goulart
Letícia Gonçalves Vieira
Maria Flávia Gazzinelli
Resumen: Objetivo: investigar as estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador nos cursos de graduação em enfermagem em âmbito nacional e internacional. Métodos: revisão integrativa realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Current Index to Nursing and Allied Health Literature, National Center for Biotechnology Information, Web of Science, SCOPUS. Não foram determinados os limites temporais. Resultados: com base nos sete artigos selecionados, identificaram-se diferentes estratégias de ensino utilizadas na formação de enfermeiros-educadores nos cursos de Enfermagem em países como o Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha e Alemanha. As estratégias identificadas foram: Materiais Didáticos Digitais, Role Playing Game, Problematização, Poesia, Experiência Prática, Jogos Educativos e Formulação e Desenvolvimento de Ação Educativa. Conclusão: as estratégias identificadas relacionam-se com os referenciais Moderno-Tradicional e Moderno-Dialógico, com pouca ou nenhuma abertura à experimentação sensível, ética-estética-política nos campos de ação que se relacionam com a Educação em Saúde.
Abstract: Objective: to investigate which teaching strategies are used in the training of the nurse-educator in nursing undergraduate courses at a national and international level. Methods: an integrative review carried out in the databases Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Current Index to Nursing and Allied Health Literature, National Center for Biotechnology Information, Web of Science, SCOPUS. No time limits were determined. Results: Based on the seven selected articles, different teaching strategies used in the training of nurse-educators in Nursing courses were identified in countries such as Brazil, United States of America, United Kingdom, Spain and Germany. The strategies identified were: Digital Teaching Materials, Role Playing Game, Problematization, Poetry, Practical Experience, Educational Games and Educational Action Formulation and Development. Conclusion: the strategies identified relate to the Modern-Traditional and Modern-Dialogical benchmarks, with little or no openness to sensitive, ethical-aesthetic-political experimentation in the fields of action that relate to Health Education.
Asunto: Ensino superior
Enfermagem - Estudo e ensino
Enfermagem - Pesquisa
Educação em enfermagem
Educação em saúde
Materiais de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
HCL - HOSPITAL DAS CLINICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212261210
URI: http://hdl.handle.net/1843/55163
Fecha del documento: 23-feb-2021
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/61210
metadata.dc.relation.ispartof: Rev Rene
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador revisão integrativa.pdf197.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.