Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/55163
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador: revisão integrativa |
Título(s) alternativo(s): | Teaching strategies used in the training of the nurse-educator: an integrative review |
Autor(es): | Sumaya Giarola Cecilio Andréa Tayse de Lima Gomes Clarissa Fernandes Goulart Letícia Gonçalves Vieira Maria Flávia Gazzinelli |
Resumen: | Objetivo: investigar as estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador nos cursos de graduação em enfermagem em âmbito nacional e internacional. Métodos: revisão integrativa realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Current Index to Nursing and Allied Health Literature, National Center for Biotechnology Information, Web of Science, SCOPUS. Não foram determinados os limites temporais. Resultados: com base nos sete artigos selecionados, identificaram-se diferentes estratégias de ensino utilizadas na formação de enfermeiros-educadores nos cursos de Enfermagem em países como o Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha e Alemanha. As estratégias identificadas foram: Materiais Didáticos Digitais, Role Playing Game, Problematização, Poesia, Experiência Prática, Jogos Educativos e Formulação e Desenvolvimento de Ação Educativa. Conclusão: as estratégias identificadas relacionam-se com os referenciais Moderno-Tradicional e Moderno-Dialógico, com pouca ou nenhuma abertura à experimentação sensível, ética-estética-política nos campos de ação que se relacionam com a Educação em Saúde. |
Abstract: | Objective: to investigate which teaching strategies are used in the training of the nurse-educator in nursing undergraduate courses at a national and international level. Methods: an integrative review carried out in the databases Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Current Index to Nursing and Allied Health Literature, National Center for Biotechnology Information, Web of Science, SCOPUS. No time limits were determined. Results: Based on the seven selected articles, different teaching strategies used in the training of nurse-educators in Nursing courses were identified in countries such as Brazil, United States of America, United Kingdom, Spain and Germany. The strategies identified were: Digital Teaching Materials, Role Playing Game, Problematization, Poetry, Practical Experience, Educational Games and Educational Action Formulation and Development. Conclusion: the strategies identified relate to the Modern-Traditional and Modern-Dialogical benchmarks, with little or no openness to sensitive, ethical-aesthetic-political experimentation in the fields of action that relate to Health Education. |
Asunto: | Ensino superior Enfermagem - Estudo e ensino Enfermagem - Pesquisa Educação em enfermagem Educação em saúde Materiais de ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA HCL - HOSPITAL DAS CLINICAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212261210 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55163 |
Fecha del documento: | 23-feb-2021 |
metadata.dc.url.externa: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/61210 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Rev Rene |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estratégias de ensino utilizadas na formação do enfermeiro-educador revisão integrativa.pdf | 197.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.