Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Thiago Lopes Decatpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3304021503105782pt_BR
dc.contributor.referee1Thomas da Rosa Bustamantept_BR
dc.contributor.referee2Lucas Mateus Dalsottopt_BR
dc.creatorWendell Pereira Barreto Garcezpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3172055539099879pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-20T19:27:59Z-
dc.date.available2023-06-20T19:27:59Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55172-
dc.description.abstractThis dissertation aims to undertake a genealogical effort to understand Bernard Williams' critique of morality in his philosophical project. The study seeks to carry out this effort of understanding from three major axes of the author's work. First, we must understand how his considerations on personal identity were constructed and how, through dialogue with his critics, it is possible to perceive the insertion of the personal identity debate in the field of moral philosophy: according to the author, it is not possible to establish an adequate criterion of personal identity without considering the material relationships and historical context in which the individual is inserted. Secondly, we must understand how Williams used the concept of personal integrity, a concept that I believe is inherent to the debate on personal identity, to criticize utilitarian doctrines: for Williams, utilitarianism demands the violation of personal integrity and moral identity of the individual for the benefit of the principle of utility in practical deliberation. Finally, we must understand how Kantian morality, despite also offering criticisms of utilitarianism, also ends up violating personal integrity, demanding that the subject give up their moral character, or their personal projects, commitments, and beliefs, in favor of external moral reasons. In addition, this study also aims to demonstrate how certain moral residues of practical deliberation, such as tragedy, moral regret, and their respective pedagogical roles, are habitually ignored by both utilitarian and Kantian moral doctrines. In the end, it will be demonstrated how morality, as an externalist system of reasons, can be harmful, impoverishing moral philosophy and establishing a deliberative logic that underestimates the capacity of individuals. However, it cannot be completely dismissed, as it can offer a powerful tool for improving deliberative reasons, on the condition of a new meaning of its importance in political lifept_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo realizar um esforço de compreensão genealógico da crítica da moralidade realizada por Bernard Williams em seu projeto filosófico. O estudo busca realizar esse esforço de compreensão a partir três grandes eixos de trabalhos do autor. Primeiramente, devemos compreender como foram construídas suas considerações sobre identidade pessoal e como, a partir do diálogo com seus críticos, é possível perceber a inserção do debate da identidade pessoal no campo da filosofia moral: segundo o autor, não é possível estabelecer um critério de identidade pessoal adequado sem considerar as relações materiais e o contexto histórico em que o indivíduo está inserido. Segundamente, devemos compreender como Williams utilizou o conceito de integridade pessoal, um conceito que acredito ser inerente ao debate da identidade pessoal, para realizar críticas às doutrinas utilitaristas: para Williams, o utilitarismo demanda a violação da integridade pessoal e da identidade moral do indivíduo em benefício do princípio da utilidade na deliberação prática. Por fim, devemos compreender como a moralidade kantiana, apesar de também oferecer críticas ao utilitarismo, também acaba por violar a integridade pessoal, demandando que o sujeito abdique de seu caráter moral, ou seja, de seus projetos, comprometimentos e crenças pessoais, em favor de razões morais externas. Além disso, esse estudo também tem como objetivo demonstrar como certos resíduos morais das deliberação prática, tais quais: a tragédia, o arrependimento moral e seus respectivos papéis pedagógicos, são habitualmente ignorados tanto pelas doutrinas utilitaristas quanto pelas doutrinas moralistas kantianas. Ao final, será demonstrado como a moralidade enquanto, um sistema externalista de razões, pode ser prejudicial, empobrecendo a filosofia moral e estabelecendo uma lógica deliberativa que subestima a capacidade dos indivíduos. Contudo, a moralidade não pode ser completamente descartada, podendo oferecer uma ferramenta poderosa para o aprimoramento das razões deliberativas, com a condição de uma nova significação de sua importância na vida políticapt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIREITO - FACULDADE DE DIREITOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectUtilitarismopt_BR
dc.subjectIdentidade pessoalpt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectSorte moralpt_BR
dc.subject.otherDireitopt_BR
dc.subject.otherMoralidade (Direito)pt_BR
dc.subject.otherUtilitarismopt_BR
dc.titleA crítica da moralidade de Bernard Williams: identidade moral, tragédia e responsabilidade éticapt_BR
dc.title.alternativeThe critique of morality by Bernard Williams: moral Identity, tragedy, and ethical responsibilitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Wendell Garcez - A Crítica da Moralidade de Bernard Williams.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.