Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55256
Type: Monografia (especialização)
Title: Ensino das leis de Newton por meio da abordagem investigativa para uma turma de 1ª série do ensino médio
Authors: Paullyne Araújo Hermogenes
First Advisor: Josiane Pereira Torres
Abstract: Este trabalho teve por objetivo apresentar e analisar uma sequência didática de ensino de Leis de Newton para uma turma de primeira série do Ensino Médio. A sequência de ensino foi marcada por atividades investigativas baseadas no produto educacional de mestrado de Silva (2018), textos extraídos das Leituras de Física do GREF (GREF, 1998) e textos do livro Física Conceitual (HEWITT, 2015). A abordagem foi desenvolvida em uma escola particular de Contagem, em uma turma no turno matutino, como parte de atividades desenvolvidas na Especialização de Educação em Ciências de uma Universidade pública federal. A pesquisa foi analisada qualitativamente a partir dos referenciais teóricos adotados neste trabalho. A análise proporcionou observar como a abordagem investigativa é mais uma postura diante dos conhecimentos a serem trabalhados e das atividades investigativas do que simplesmente uma “inserção” de atividades práticas. O papel da problematização e reflexão sobre os fenômenos e um cuidado na introdução de situações a serem utilizadas nas explicações conduziram as intervenções em salas de aula.
Abstract: This work aims to present and analyze a teaching sequence of Newton's Laws for a first grade high school class. The teaching sequence was marked by investigative activities based on the educational product of Silva's master's degree (2018), texts extracted from the GREF Physics Readings (GREF, 1998) and texts from the book Physics Conceptual (HEWITT, 2015). The approach was developed in a private school in Contagem, in a class in the morning shift, as part of activities developed in the Specialization in Science Education at a federal public university. The research was analyzed qualitatively from the theoretical references adopted in this work. The analysis made it possible to observe how the investigative approach is more of an attitude towards the knowledge to be worked on and the investigative activities than simply an “insertion” of practical activities. The role of problematization and reflection on phenomena and care in introducing situations to be used in explanations led interventions in classrooms.
Subject: Educação
Ciências (Ensino médio) - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55256
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhoFinal_CECI__Paullyne Araújo Hermogenes.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.