Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55385
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Jorge Santa Anna | pt_BR |
dc.creator | Maria Elizabeth de Oliveira Costa | pt_BR |
dc.creator | Beatriz Valadares Cendon | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T22:45:19Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T22:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 19 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 22 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55385 | - |
dc.description.resumo | A Educação a Distância requer o uso de materiais para subsidiar as atividades educativas, o que implica que as bibliotecas universitárias devem garantir a expansão dos serviços bibliotecários para além dos muros das instituições, levando ensino de qualidade a diversas partes da nação, conforme proposta da Universidade Aberta do Brasil. Este artigo constitui um recorte de pesquisa de doutorado, e parte da pesquisa de mestrado, cujo objetivo é descrever a percepção, o uso e/ou não uso das bibliotecas por graduandos do ensino a distância, tendo como ambiente de investigação a Universidade Federal de Minas Gerais. Apresenta os cursos de Graduação oferecidos a distância, por essa universidade, e levanta a existência de bibliotecas de apoio a essa modalidade de ensino. Adota pesquisa descritiva, de abordagem quali-quantitativa, com estudo de caso. Coleta de dados é através de métodos bibliográficos, documentais, recorrendo-se à também observação participante e questionário para coletar dados acerca do uso e/ou não uso das bibliotecas pelos acadêmicos. Resultados indicam que embora haja predominância de uso, observaram-se alguns desafios, como distância do polo, falta de material adequado às necessidades e maior divulgação dos serviços, sobretudo quanto à oferta de serviços digitais, remetendo à necessidade de ações interventivas e mediadoras entre as bibliotecas universitárias, os Centros de Apoio a Educação a Distância e as Bibliotecas nos Polos de Apoio Presencial. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas dos Polos | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject.other | Bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão da informação | pt_BR |
dc.title | Bibliotecas universitárias e a gestão da informação para o usuário das bibliotecas dos polos da educação a distância | pt_BR |
dc.title.alternative | University libraries and the management of information for the user of libraries of the poles of distance education | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/viewFile/1461/1587 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bibliotecas universitárias e a gestão da informação para o usuário das bibliotecas dos polos da educação à distância.pdf | 564.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.