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dc.contributor.advisor1Penha Souza Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502422679229022pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Matheus de Castro e Silvapt_BR
dc.creatorBárbara Marina Pintopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T11:53:09Z-
dc.date.available2023-06-27T11:53:09Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55394-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou o papel da professora no processo de significação de um problema apresentado em uma sequência de ensino investigativa. A sequência de atividades trouxe o tema Radiação e Protetores Solares, contou com oito aulas e foi aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual, situada em Santa Luzia/MG. Para análise do processo de significação e verificação da contribuição da professora nesse processo foi utilizada a ferramenta denominada Potenciais Problemas Significadores. Essa ferramenta relaciona novos problemas, que surgem durante a realização das atividades, com os elementos significadores: necessidade, contradição, colaboração e imaginação/criatividade. Sobre o tema Radiação e Protetores Solares, observou-se que os estudantes possuíam conhecimentos científicos sobre o mesmo e que ele fazia parte de seu cotidiano. Dentro da abordagem investigativa, observou-se que a sequência didática permitiu que os estudantes expusessem seus conhecimentos espontâneos, tivessem ideias próprias e discutissem as ideias com a professora e com os colegas. Na elaboração do problema, a relação entre o nível de desenvolvimento dos estudantes e o grau de dificuldade da atividade não foi adequada, o que pode ter impactado no engajamento. Durante a sequência de ensino foram detectados 18 novos problemas, 11 contradições conceituais, 21 colaborações epistêmicas da professora, 8 colaborações epistêmicas dos estudantes, 15 colaborações didático-pedagógicas. A necessidade foi detectada em 10 interações, sendo 4 necessidades da professora e 6 necessidades dos estudantes. A imaginação/criatividade foi detectada em apenas duas situações. Ao utilizar Potenciais Problemas Significadores como ferramenta analítica da qualidade do processo de significação, podemos dizer que a significação do problema apresentado nesta sequência de ensino foi satisfatória, já que foram evidenciados novos problemas e sua relação com as necessidades apresentadas pelos estudantes, com as ações colaborativas entre estudantes e professora, com a superação das contradições e limitações e com dois processos imaginativos. Essa ferramenta também foi útil na análise das ações da professora, como a necessidade de retomar os novos problemas e evidenciar as contradições, em diversas ocasiões e por meio do uso de diferentes estratégias; as várias colaborações; sua limitação em oportunizar o desenvolvimento da imaginação/criatividade. Também foi possível observar que novos problemas trazidos pela professora contribuíram produtivamente para a reflexão sobre o problema apresentado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectPotenciais problemas significadorespt_BR
dc.subjectPapel do professorpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRadiaçãopt_BR
dc.titleA contribuição do professor na atribuição de sentidos e significados no desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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