Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55398
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A utilização de um videoclipe de rock para discussões sobre o tema evolução em uma perspectiva CTS
Autor(es): Wasley Wagner Gonçalves
primer Tutor: Glessyan de Quadros Marques
primer miembro del tribunal : Célio da Silveira Júnior
Segundo miembro del tribunal: Glessyan de Quadros Marques
Resumen: Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica desenvolvida com o objetivo analisar as percepções dos estudantes sobre uma intervenção pedagógica pautada na perspectiva CTS, a qual visa suscitar junto aos estudantes reflexões que promovam uma tomada de atitude sobre a compreensão do tema evolução social humana e suas consequências. Para isso foi utilizado como recurso pedagógico o Objeto de Aprendizagem videoclipe de rock (legendado) envolvendo o tema Sociocientífico “Evolução humana”. O videoclipe utilizado aborda a música “Do the Evolution” do Pearl Jam. A intervenção pedagógica que compõe essa pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal de Ensino Médio do município de Contagem, MG. A pesquisa foi realizada por meio de uma intervenção pedagógica na disciplina de Química. Ocorreu em uma turma de terceiro ano do ensino médio, com 27 alunos. A atividade foi desenvolvida em quatro etapas, sendo elas: a reprodução do áudio da música e leitura da letra pelos estudantes, reprodução do videoclipe com a percepção dos estudantes sobre o tema, discussão coletiva sobre o tema evolução e por fim uma autoavaliação sobre a atividade. A coleta de dados ocorreu por meio de material escrito produzido pelos estudantes ao longo das etapas da intervenção. Os resultados indicam que o objeto de aprendizagem videoclipe de rock se mostrou como um recurso pedagógico de grande relevância para o Ensino de Ciências na perspectiva CTS, pois a abordagem envolveu atividades planejadas, que possibilitaram a reflexão e análise crítica sobre o tema. A intervenção também colaborou com a promoção do protagonismo dos estudantes em relação a sua aprendizagem, contribuindo para a formação de estudantes intelectualmente independentes.
Abstract: This work is a pedagogical intervention research developed with the objective of analyzing the students' perceptions of a pedagogical intervention based on the CTS perspective, which aims to arouse in students reflections that promote an attitude taking on the understanding of the human social evolution theme and its consequences. For this, the Learning Object was used as a pedagogical resource, a rock video clip (subtitled) involving the social-scientific theme "Human Evolution". The video clip used covers the song "Do the Evolution" by Pearl Jam. The pedagogical intervention that makes up this research took place in a public high school in Contagem, MG. The research was carried out through a pedagogical intervention in Chemistry. It took place in a third year high school class with 27 students. The activity was developed in four stages: the audio playback of the song and reading of the lyrics by the students, playback of the video clip with the students' perception of the theme, collective discussion about the evolution theme, and finally a self-evaluation about the activity. The data collection occurred through written material produced by students throughout the stages of the intervention. The results indicate that the learning object rock music video proved to be a pedagogical resource of great relevance for the teaching of science from the STS perspective, because the approach involved planned activities, which enabled reflection and critical analysis on the subject. The intervention also collaborated with the promotion of student protagonism in relation to their learning, contributing to the formation of intellectually independent students.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55398
Fecha del documento: 28-mar-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Wasley Versão Final .pdf930.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons