Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55462
Type: Monografia (especialização)
Title: Fases da Lua e eclipses: uma proposta de abordagem na perspectiva investigativa e sua contribuição como motivadora para aprendizagem de conceitos em Astronomia
Authors: Bruna Daiany Vieira
First Advisor: David Augusto Lopes
Abstract: O presente trabalho apresenta uma sequência de atividades sobre as fases da Lua e eclipses, realizadas com alunos do 6º ano de uma instituição pública da cidade de Belo Horizonte/MG. As atividades foram realizadas com enfoque na abordagem de ensino por investigação, utilizando também um modelo didático para simulação de fenômenos naturais com o objetivo de contribuir para o ensino de uma temática dentro da Astronomia de forma mais contextualizada e dinâmica, buscando favorecer o protagonismo do estudante, a alfabetização científica e a compreensão dos conceitos sobre o tema, relacionando o cotidiano com o saber científico. A análise qualitativa foi realizada a partir da observação, registros e anotações, além das atividades realizadas na sequência didática, desenvolvidas a partir desta perspectiva investigativa. O trabalho explora e sugere a existência de dificuldades na implementação de atividade investigativa dentro da temática Astronomia, entretanto a análise dos resultados indica que o modelo didático e o processo de investigação utilizados na sequência didática favoreceram a participação e a compreensão dos estudantes sobre os temática trabalhada.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55462
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final_Fases_da_Lua e eclipses.pdf585.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.