Prática de lembrar e memória contextual: uma avaliação da teoria do contexto episódico
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Universidade Federal de Minas Gerais
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Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Retrieval practice and contextual memory: an assessment of the episodic context account
Primeiro orientador
Membros da banca
Roberta Ekuni
Luciano Buratto
Luciano Buratto
Resumo
A prática de lembrar é uma estratégia de aprendizagem particularmente vantajosa, em
que o esforço de lembrar (como ao responder testes) aparenta causar melhora na retenção da
informação estudada. Dentre as explicações que buscam entender seus mecanismos cognitivos,
há a teoria do contexto episódico. Esta compreende que a informação contextual presente no
momento de aprendizagem é combinada com a informação contextual de tentativas de
recordação posteriores, criando uma mescla de contextos que, por sua vez, facilita a recordação
futura ao facilitar uma restrição do conjunto de busca. Aqui avaliamos de forma direta a
memória contextual associada aos dois momentos-chave da prática de lembrar conforme
estudada em laboratório: a fase de estudo (apresentação inicial do material a ser aprendido) e a
revisão (reapresentação através do lembrar ou reestudo). Em três experimentos, os participantes
(n total = 88) aprenderam uma lista de palavras e a revisaram ou através da prática de lembrar
ou do reestudo. Um teste final aplicado depois 24 horas mensurou a memória para o item e a
memória contextual, obtendo-se que a prática de lembrar leva a uma melhora da retenção da
informação estudada que é independente de uma melhora para a memória contextual. Este
achado é discrepante com a teoria do contexto episódico. Os contrastes com a literatura e
implicações teóricas são discutidos.
Abstract
Retrieval practice is a particularly advantageous learning strategy, where the effort to
retrieve information (such as in answering test questions) seems to improve retention for said
information. Among the possible explanations that seek to understand it's cognitive
mechanisms, we have the episodic context account. This theory understands that the contextual
information present during initial learning is merged with the contextual information of
posterior retrieval attempts, creating a merged context that facilitates future retrievals, as it
restricts the memory search set. Here, we directly investigate the contextual memory associated
with both of the key moments of retrieval practice: the study phase (initial presentation of the
information) and review (seeing the information again through retrieval or restudy). In three
experiments, participants (total n = 88) learned a word list and reviewed it either through
retrieval practice or restudy. A final test followed after 24 hours, assessing item memory and
contextual memory, revealing that while retrieval practice leads to better retention of the studied
information, this happens without an accompanying improvement of contextual memory. This
finding is at odds with the episodic context account, leading to important theoretical
implications that are discussed herein.
Assunto
Neurociências, Memória Episódica, Aprendizagem
Palavras-chave
Memória contextual, Prática de Lembrar, Contextual memory, Testing effect