Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55584
Type: Dissertação
Title: Planos de ensino-aprendizagem na perspectiva da Pedagogia da Alternância: uma experiência na Escola Família Agrícola de Serra dos Aimorés/MG
Authors: Ricardo Ferreira Vital
First Advisor: Penha das Dores Souza Silva
First Referee: Wagner Ahmad Aureak
Second Referee: João Batista Begnami
Abstract: Esta pesquisa reflete uma experiência de elaboração coletiva de planos de ensino-aprendizagem na perspectiva da Pedagogia da Alternância, desenvolvida na Escola Família Agrícola de Serra dos Aimorés (EFASA). Inicialmente, o objetivo da pesquisa era averiguar se os planos de ensino utilizados pelos monitores da EFASA estavam em consonância com o Projeto Político-Pedagógico (PPP), ou seja, se eram orientados pela Pedagogia da Alternância e se estabeleciam ligação entre os componentes curriculares, as áreas e os diferentes saberes. Entretanto, no decorrer da pesquisa, foi constatado que não havia planos de ensino na escola pesquisada. Esse fato levou à mudança de um dos caminhos da pesquisa, que foi o de vivenciar a elaboração de planos de ensino com a participação coletiva dos monitores. Sendo assim, esta é uma pesquisa com a abordagem qualitativa, na qual a metodologia consistiu na análise de documentos e dos resultados coletados em rodas de conversa realizadas com os educadores. O referencial teórico baseou-se na revisão de literatura sobre Pedagogia da Alternância (Begnami, Benisio, Freitas, Gimonet, Nosella, García-Marirrodriga, Calvó e Zamberlan), sobre planejamento de ensino-aprendizagem (Aguiar, Sacristan e Vasconcelos) e sobre interdisciplinaridade (Freire, Japiassu e Thiesen). O trabalho contou ainda com uma parte de pesquisa documental na qual foi possível mergulhar nos principais documentos da EFASA, entre eles o PPP, o plano de formação, o Estatuto da Associação Escola Família Agrícola do Baixo Mucuri (AEFABAM), bem como textos e cartilhas do movimento das Escolas Famílias Agrícolas (EFAS) em Minas Gerais e no Brasil. Como resultado deste trabalho, foi evidenciada e constatada a construção de planos, o que pode ser referência na elaboração de planos de aula, permitindo que os monitores aperfeiçoem os processos de planejamento, desenvolvimento e contextualização de aulas teóricas e práticas nas EFAs. O produto final desta pesquisa foi a elaboração do material denominado de Orientações Didático Pedagógicas (ODP), que orienta o desenvolvimento de rodas de conversa para a elaboração de planos de ensino-aprendizagem em Alternância. A pesquisa apresenta como resultado, ainda, o planejamento feito em equipe, de forma coletiva, que pode ser um dos fatores que potencializam o trabalho pedagógico interdisciplinar nas EFAs.
Abstract: This thesis reflects an experience of collective development of teaching-learning plans stemming from the perspective of the Pedagogy of Alternation, carried out at the Family Farm School of Serra dos Aimorés (EFASA). Primarily, this research aimed to verify if the teaching plans used by the EFASA monitors were following the Political-Pedagogical Project (PPP), that is if they were oriented by the Pedagogy of Alternation and established a connection between the curricular components, areas, and different types of knowledge. However, during the research, it was found that there were no teaching plans in the researched school. This fact led to a change in one of the research directions, which was to experience the development of teaching plans collectively with the monitors. Thus, this is a qualitative study, whose methodology consisted of the analysis of documents, and the results collected from conversation rounds carried out with educators. As for the theoretical framework, this study was based upon a literature review on the Pedagogy of Alternation (Begnami, Benisio, Freitas, Gimonet, Nosella, García-Marirrodriga, Calvó, and Zamberlan), teaching-learning planning (Aguiar, Sacristan, and Vasconcelos), and interdisciplinarity (Freire, Japiassu, and Thiesen). The work also partly consists of documentary research from which it was possible to delve into the main documents of EFASA, including the PPP, the continuing education plan, the Statute of Baixo Mucuri Family Farm School Association (AEFABAM), as well as texts and booklets of the Family Farm Schools (EFAS) movement in Minas Gerais and in Brazil. The outcome of this work was the development of teaching-learning plans, which, in turn, can be used as a reference in the area, allowing the monitors to improve the processes towards planning, developing, and contextualizing theoretical and practical classes in the EFAs. The final product of this research was the development of a material called Didactic-Pedagogical Guidelines (DPG), which guides the preparation of conversation rounds for the development of teaching-learning plans in Alternation. Yet, as a result, the research presents the planning collectively developed by the team, which can be one of the factors that enhance the interdisciplinary pedagogical work in the EFAs.
Subject: Escola Família Agrícola de Serra dos Aimorés (MG)
Educação
Educação rural
Ensino agrícola
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55584
Issue Date: 19-Dec-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Ricardo Ferreira Vital_Final.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.