Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55589
Tipo: Tese
Título: Efeito do lactiplantibacillus plantarum e lentilactobacillus buchneri sobre a qualidade das silagens de milho e sorgo e a partição de energia em ovinos em clima tropical
Autor(es): Frederico Patrus Ananias de Assis Pires
Primeiro Orientador: Lúcio Carlos Gonçalves
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade da silagem, o comportamento ingestivo e a eficiência de ovinos alimentados com silagens de milho e ou de sorgo inoculadas ou não com Lactiplantibacillus plantarum e Lentilactobacillus buchneri. As plantas inteiras de um híbrido de milho com grãos dentados (DCS), um híbrido de milho com grãos duros (FCS) e de um híbrido de sorgo forrageiro (SS) foram ensiladas com ou sem inoculante contendo Lactiplantibacillus plantarum e Lentilactobacillus buchneri (4×105 UFC g-1), totalizando seis tratamentos (esquema fatorial 3×2). Os tratamentos foram ensilados em tambores metálicos com capacidade de 200 litros. Os teores de ácido lático nos FCS e DCS inoculados foram 13,4 e 12,8% maiores em relação aos não inoculados, respectivamente. Diferentemente, os teores de ácido lático nos SS inoculados foram 23,1% menores em relação aos não inoculados. Os teores de pH e ácido acético diferiram apenas na SS, que foram 2,30 e 45,2% maiores na silagem inoculada em relação à não inoculada. Nos DCS e SS inoculados, os teores de ácido propiônico foram 1,7 vezes maiores (para ambas as silagens) e 1-propanol foram 3,7 e 1,8 vezes maiores em relação às silagens não inoculadas, respectivamente. Houve efeito principal do inoculante sobre os teores de 1,2-propanodiol, que foram 37,5% maiores nas silagens inoculadas em relação às não inoculadas. No entanto, o comportamento ingestivo, a produção de calor e metano e os teores de energia líquida da silagem não foram afetados pelo uso do inoculante. As modificações fermentativas causadas pela inoculação com Lactiplantibacillus plantarum e Lentilactobacillus buchneri em silagens de plantas inteiras de milho ou sorgo não modificaram a eficiência em ovinos.
Assunto: Nutrição animal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55589
Data do documento: 5-Set-2022
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese final-Normatizada-Frederico Pires.pdf901.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.