Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miriam Hermeto de Sá Mottapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537281411726187pt_BR
dc.contributor.referee1Elaine Soares Françapt_BR
dc.creatorÉrica Francisca Vieira Araújo e Castropt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T15:01:45Z-
dc.date.available2023-06-30T15:01:45Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55601-
dc.description.abstractThis research aims at understanding the relationship students from a municipal school in Congonhas – MG (Brazil) have with their own school. We chose to study this because the students vandalize it and, apparently, do not feel any affection for it. It also seemed they did not consider the school to be something important to their history. The hypothesis that they didn’t have the school as a cultural reference was tested through talks during class, which were registered in a field journal, a drawing assignment in which they should picture a place in the city which was a reference to them, a representation of the city and their relationship with it. The school appeared in only 6,81% of the drawings. From these findings I propose an Environmental and Patrimonial Education activity which relies on the techniques of the Teachings of Patrimonial Education, according to Grumberg. The students should develop a memory-notebook with interviews, drawings and compositions, having their school as the theme, to approach their history and their family’s to the school.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva compreender de que maneira os alunos de uma escola municipal de Congonhas relacionam-se com sua escola, tendo em vista o fato de que eles a depredam e, aparentemente, não possuem uma relação de afeto com ela, nem a consideram importante para sua história. Tal hipótese foi testada através de conversas registradas em um diário de campo além de através da produção de um desenho no qual os alunos deveriam representar um local da cidade que fosse para eles uma referência, uma representação da cidade e de sua relação com ela. A escola apareceu apenas 6,81% dos desenhos. A partir desse diagnóstico, propôs-se uma atividade de educação ambiental e patrimonial, tendo como base técnicas para o ensino da Educação Patrimonial, defendidas por Grumberg, para que os alunos desenvolvessem um caderno memória, com entrevistas, desenhos e redações que tenham como tema a instituição onde estudam, como forma de aproximar a história deles e dos seus com a escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectApropriaçãopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.titleA relação entre os alunos e o patrimônio de sua escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons