Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/55607
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O descarte da goma de mascar |
Autor(es): | Elizabete de Paiva Barbosa Vitoretti |
Primeiro Orientador: | Elaine Soares França |
Primeiro membro da banca : | Miriam Hermeto de Sá Mota |
Resumo: | O trabalho tem como proposta analisar o descarte inadequado da goma de mascar em mesas, cadeiras e carteiras do ambiente escolar. Ao abordarmos o descarte correto do lixo, a goma de mascar foi colocada como um resíduo importante, por fazer parte do cotidiano do aluno e das salas de aula. Além de reduzir o descarte inadequado, pretende-se orientar os alunos a cuidar do lixo da escola, dando um destino adequado a goma, na busca por um ambiente agradável e adequado a aprendizagem. Compreender e esclarecer a iniciativa não somente do descarte correto do lixo, mas também a possível reutilização deste lixo é determinante para que haja uma conscientização adequada dos estudantes. Por meio da aplicação de questionários, colhemos dados a respeito do conhecimento dos alunos sobre a goma de mascar. Pelas respostas apresentadas pode-se constatar que 100% dos entrevistados mascam a goma, e quanto ao descarte 80% jogam no lixo. Quanto ao tempo de decomposição apenas 6% dos entrevistados responderam corretamente. Propusemos que os alunos das 5 turmas do 7ºs anos, fotografassem espaços da escola que não lhes agradavam. A partir da observação das fotos foi proposto um mutirão de limpeza com o objetivo de melhorar o estado de conservação da escola. Silva e Garani (1998) comentam que é de fundamental “importância o envolvimento comunitário na busca de soluções para as questões coletivas”. Além do mutirão da limpeza, e da gincana da limpeza, foi desenvolvido juntamente com os alunos um jogo de tabuleiro, com questões sobre a goma de mascar, meio ambiente e lixo. Foi proposto pelos alunos a criação de um lixo para o descarte da goma na escola. Assim, os próprios alunos confeccionaram uma chicleteira para o descarte do chiclete, que foi colocada na cantina corredores e pátio da escola. O trabalho do chiclete vem complementar as ações já desenvolvidas na escola, quanto ao descarte correto do lixo. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55607 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ELIZABETE VITORETTI.pdf | 521.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons