Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elaine Soares França | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7452350756447450 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miriam Hermeto de Sá Mota | pt_BR |
dc.creator | Elizabete de Paiva Barbosa Vitoretti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T15:30:49Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T15:30:49Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55607 | - |
dc.description.resumo | O trabalho tem como proposta analisar o descarte inadequado da goma de mascar em mesas, cadeiras e carteiras do ambiente escolar. Ao abordarmos o descarte correto do lixo, a goma de mascar foi colocada como um resíduo importante, por fazer parte do cotidiano do aluno e das salas de aula. Além de reduzir o descarte inadequado, pretende-se orientar os alunos a cuidar do lixo da escola, dando um destino adequado a goma, na busca por um ambiente agradável e adequado a aprendizagem. Compreender e esclarecer a iniciativa não somente do descarte correto do lixo, mas também a possível reutilização deste lixo é determinante para que haja uma conscientização adequada dos estudantes. Por meio da aplicação de questionários, colhemos dados a respeito do conhecimento dos alunos sobre a goma de mascar. Pelas respostas apresentadas pode-se constatar que 100% dos entrevistados mascam a goma, e quanto ao descarte 80% jogam no lixo. Quanto ao tempo de decomposição apenas 6% dos entrevistados responderam corretamente. Propusemos que os alunos das 5 turmas do 7ºs anos, fotografassem espaços da escola que não lhes agradavam. A partir da observação das fotos foi proposto um mutirão de limpeza com o objetivo de melhorar o estado de conservação da escola. Silva e Garani (1998) comentam que é de fundamental “importância o envolvimento comunitário na busca de soluções para as questões coletivas”. Além do mutirão da limpeza, e da gincana da limpeza, foi desenvolvido juntamente com os alunos um jogo de tabuleiro, com questões sobre a goma de mascar, meio ambiente e lixo. Foi proposto pelos alunos a criação de um lixo para o descarte da goma na escola. Assim, os próprios alunos confeccionaram uma chicleteira para o descarte do chiclete, que foi colocada na cantina corredores e pátio da escola. O trabalho do chiclete vem complementar as ações já desenvolvidas na escola, quanto ao descarte correto do lixo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Goma de mascar | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Chiclete | pt_BR |
dc.subject | Lixo | pt_BR |
dc.title | O descarte da goma de mascar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC ELIZABETE VITORETTI.pdf | 521.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License