Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55672
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação indígena : o processo de formação intercultural de educadores indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Andréia Ramos Budaruiche
Primeiro Orientador: Luis Roberto de Paula
Resumo: Este trabalho discute o alcance de uma educação escolar diferenciada, através das percepções de professores que lecionam para alunos indígenas no curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas – FIEI, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é avaliar o alcance da formação e habilitação de professores indígenas, da UFMG, com enfoque intercultural, considerando as políticas públicas de Educação Indígena. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa, em que se tenta compreender pessoas, grupos e contextos vistos sob uma perspectiva holística. Apoiado sobre essa perspectiva foi realizada uma avaliação ex-post, pautando-se nas teorias e discussões sobre a história da educação indígena, ao conceito de educação diferenciada, as diversidades étnicas e entre outras. Os resultados são apresentados observando-se o professor-formador, a educação indígena nas universidades e os processos de aprendizado dos alunos indígenas. Concluiu-se que o alcance da habilitação e formação de professores indígenas em Licenciatura Plena, com enfoque intercultural, ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais é eficaz e condizente a proposta de uma educação diferenciada.
Abstract: This paper discusses the range of schooling and education, through the perceptions of teachers who teach for indigenous students in the course of Intercultural Training of Indigenous Educators - spun from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The goal is to assess the extent of training and empowerment of indigenous teachers, UFMG, with intercultural approach, considering the public policies of Indigenous Education. The methodology was based on qualitative research, which tries to understand people, groups and contexts seen from a holistic perspective. Supported this view was held on an ex-post evaluation, basing on the theories and discussions about the history of Indian education, the concept of differentiated education, ethnic diversity and so on. The results are shown observing the teacher-trainer, indigenous education in universities and learning processes of Indigenous students. It was concluded that the scope of the qualification and training of indigenous teachers in Full Degree, with intercultural approach, offered by the Federal University of Minas Gerais is effective and conducive to the proposal of a differentiated education.
Assunto: Indígenas - Educação
Indigenas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em áreas Urbanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55672
Data do documento: 2-Ago-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação Proj. Soc. Áreas Urbanas

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