Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55708
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O processo de formação de professores da educação básica no interior de uma escola de ensino fundamental: o olhar dos graduandos sobre o ser professor e a prática profissional
Título(s) alternativo(s): The process of basic education teacher training within a teaching school elementary: the look of undergraduate about to be a teacher and professional practice
Autor(es): Kely Cristina Nogueira Souto
Manuela Esteves
Resumen: Este estudo desenvolvido no interior de uma escola de ensino fundamental com graduandos, futuros professores, buscou compreender o significado de um Projeto de Formação de Professores, Imersão Docente, implementado no interior de uma universidade pública federal do Brasil. A pesquisa de natureza qualitativa compreendeu a realização de um conjunto de entrevistas com 14 graduandos tendo como foco duas questões centrais: como os graduandos concebem este espaço de formação profissional e como constroem suas referências acerca do que é ser professor ao inserir-se num dado espaço escolar? Como se constitui e se configura a docência para os futuros professores? Apresentamos os resultados correspondentes às entrevistas realizadas com graduandos que atuaram com docentes do 1º Ciclo de Formação Humana. Os dados foram analisados usando-se a técnica da análise de conteúdo temática (Bardin, 1998; Bogdan; Biklen, 1994). A análise de conteúdo compreendeu fases distintas: pré-análise, exploração do material e, por fim, categorização dos dados. O referencial teórico apoiou-se nos estudos que centram a atenção na compreensão das ações, projetos e concepções de formação de professores, como os desenvolvidos por Alves-Mazotti (2008), André (2001), Mizukami (2004), Diniz-Pereira (2014), Garrido e Brzezinski (2006), Lüdke (2001), Marcelo Garcia (1992) entre outros.
Abstract: This study developed within an elementary school with undergraduate students, teachers-to-be, sought to understand the meaning of a Teacher Development Program, Immersion Teaching, sponsored by a federal university in Brazil. The qualitative research included conducting a series of interviews with 14 undergraduate students focusing on two central questions: how students conceive this training space and how they build their references about what is to be a teacher in an institutional setting? As is constituted and sets the teaching for future teachers? We present the results corresponding to interviews with undergraduate students who worked with teachers of the 1st Cycle of Human Development. Data were analyzed using the thematic content analysis technique (Bardin, 1998; Bogdan and Biklen, 1994). The content analysis included different phases: pre-analysis, material exploration and finally categorization of data. The theoretical framework was based on studies that focus attention on understanding the actions, projects and teacher training conceptions, as developed by Alves-Mazotti (2008), Andrew (2001), Mizukami (2004), Diniz-Pereira (2014), Garrido and Brzezinski (2006), Lüdke (2001), Marcelo Garcia (1992) among others.
Asunto: Professores - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Prática profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9063
URI: http://hdl.handle.net/1843/55708
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9063
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.