Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55798
Tipo: Dissertação
Título: Verificação do impacto de uma sequência didática sobre processos energéticos celulares para potencialização da transferência da aprendizagem na educação básica
Autor(es): Heverton Pires Souza
primer Tutor: Erich Birelli Tahara
primer miembro del tribunal : Viviane de Souza Alves
Segundo miembro del tribunal: Erik Montagna
Resumen: No Ensino Médio, ao estudar os numerosos processos metabólicos associados à estrutura e à organização celular, é exigido dos alunos um elevado nível de abstração. Somado à escassez de tempo disponível para cobrir e trabalhar todo os conteúdos de Bioquímica de maneira adequada, está o fato de que os alunos apresentam uma grande dificuldade em reconhecer a existência de uma realidade invisível aos olhos, o que aumenta o desafio em interagir com o mundo microscópico e submicroscópico, provocando, assim, dificuldades na aprendizagem de conteúdos que envolvem tal interação como a Bioquímica. Portanto, o presente estudo ocorreu por meio do desenvolvimento de uma sequência didática sobre os processos energéticos celulares como forma de potencializar a transferência da aprendizagem. Para isso, as estratégias das atividades foram associadas a seis etapas do processo de aprendizagem: conhecer os alunos, motivar, estimular, reagir, realimentar e memorizar. Nesse contexto, a sequência didática foi dividida em seis etapas de desenvolvimento: (i) construção de nuvens de palavras considerando os conhecimentos prévios dos alunos; (ii) roda de conversas a partir de problemática envolvendo os conceitos de vida e energia; (iii) explicação dos processos energéticos celulares; (iv) discussão gerada por meio de problematização relacionada aos processos energéticos; (v) verificação da transferência de aprendizagem através da criação de paródias, desenvolvimento de mapas conceituais e aplicação de jogo; e (vi) avaliação da proposta. Para tal, trinta alunos de duas turmas do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Odilon Loures foram envolvidos na pesquisa. A aplicação da sequência didática proporcionou aos participantes a construção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico. Como resultado da condução desse estudo, houve a elaboração de um manual de práticas que poderá ser utilizado por outros professores no desenvolvimento da temática.
Abstract: In High School, students are required to show a high level of abstraction in order to study the myriad of metabolic processes associated with structures and cellular organization. In addition to the little to no time available to discuss the whole Biochemistry content, students fail to recognize the existence of a reality invisible to the eye, increasing their challenge to interact with the microscopic and submicroscopic worlds which hampers their learning of Biochemistry. Therefore, the present study was carried out through the development of a didactic sequence on cellular energetic processes as a way to enhance the transfer of learning of students. In this sense, the strategies were associated with six stages of the students' learning process: motivating, stimulating, knowing, reacting, re-feeding and memorizing. In this context, the didactic sequence was identified in six stages of development: (i) building word clouds according to the students' previous knowledge; (ii) chatting circle of students based on problems with the concepts of life and energy; (iii) explanation of cellular energetic processes; (iv) processes generated through problematization related to energy processes; (v) verification of the transfer of learning through the creation of parodies, development of concept maps and application of games; and (vi) evaluation of the proposal. Thirty students of the 2nd Year of High School from Escola Estadual Doutor Odilon Loures were involved in this research. The application of the didactic sequence led the students to develop the construction of critical thinking. As a result of this study, a manual of practices was written so that it can be used by other teachers to develop the theme.
Asunto: Ensino - Biologia
Aprendizagem
Bioquímica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55798
Fecha del documento: 8-nov-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCM_Heverton Pires Souza.pdf19.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.