Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Erich Birelli Taharapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0955554297248061pt_BR
dc.contributor.referee1Viviane de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.referee2Erik Montagnapt_BR
dc.creatorHeverton Pires Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858013062412941pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T22:37:53Z-
dc.date.available2023-07-04T22:37:53Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55798-
dc.description.abstractIn High School, students are required to show a high level of abstraction in order to study the myriad of metabolic processes associated with structures and cellular organization. In addition to the little to no time available to discuss the whole Biochemistry content, students fail to recognize the existence of a reality invisible to the eye, increasing their challenge to interact with the microscopic and submicroscopic worlds which hampers their learning of Biochemistry. Therefore, the present study was carried out through the development of a didactic sequence on cellular energetic processes as a way to enhance the transfer of learning of students. In this sense, the strategies were associated with six stages of the students' learning process: motivating, stimulating, knowing, reacting, re-feeding and memorizing. In this context, the didactic sequence was identified in six stages of development: (i) building word clouds according to the students' previous knowledge; (ii) chatting circle of students based on problems with the concepts of life and energy; (iii) explanation of cellular energetic processes; (iv) processes generated through problematization related to energy processes; (v) verification of the transfer of learning through the creation of parodies, development of concept maps and application of games; and (vi) evaluation of the proposal. Thirty students of the 2nd Year of High School from Escola Estadual Doutor Odilon Loures were involved in this research. The application of the didactic sequence led the students to develop the construction of critical thinking. As a result of this study, a manual of practices was written so that it can be used by other teachers to develop the theme.pt_BR
dc.description.resumoNo Ensino Médio, ao estudar os numerosos processos metabólicos associados à estrutura e à organização celular, é exigido dos alunos um elevado nível de abstração. Somado à escassez de tempo disponível para cobrir e trabalhar todo os conteúdos de Bioquímica de maneira adequada, está o fato de que os alunos apresentam uma grande dificuldade em reconhecer a existência de uma realidade invisível aos olhos, o que aumenta o desafio em interagir com o mundo microscópico e submicroscópico, provocando, assim, dificuldades na aprendizagem de conteúdos que envolvem tal interação como a Bioquímica. Portanto, o presente estudo ocorreu por meio do desenvolvimento de uma sequência didática sobre os processos energéticos celulares como forma de potencializar a transferência da aprendizagem. Para isso, as estratégias das atividades foram associadas a seis etapas do processo de aprendizagem: conhecer os alunos, motivar, estimular, reagir, realimentar e memorizar. Nesse contexto, a sequência didática foi dividida em seis etapas de desenvolvimento: (i) construção de nuvens de palavras considerando os conhecimentos prévios dos alunos; (ii) roda de conversas a partir de problemática envolvendo os conceitos de vida e energia; (iii) explicação dos processos energéticos celulares; (iv) discussão gerada por meio de problematização relacionada aos processos energéticos; (v) verificação da transferência de aprendizagem através da criação de paródias, desenvolvimento de mapas conceituais e aplicação de jogo; e (vi) avaliação da proposta. Para tal, trinta alunos de duas turmas do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Odilon Loures foram envolvidos na pesquisa. A aplicação da sequência didática proporcionou aos participantes a construção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico. Como resultado da condução desse estudo, houve a elaboração de um manual de práticas que poderá ser utilizado por outros professores no desenvolvimento da temática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjecttransferência de aprendizagempt_BR
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherBioquímicapt_BR
dc.titleVerificação do impacto de uma sequência didática sobre processos energéticos celulares para potencialização da transferência da aprendizagem na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8648-2255pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM_Heverton Pires Souza.pdf19.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.