Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55818
Type: Monografia (especialização)
Title: Cultura, arte e patrimônio: conhecer para manter!
Authors: Ivone Jardim Borba
First Advisor: Claudia Sapag Ricci
First Referee: Selma A. Moura Braga
Abstract: No Brasil, discute-se muito sobre preservação e valorização Patrimonial, porém poucas instituições em seus programas de ensino incluem proposta voltada para Educação Patrimonial. Considero de suma importância, na disciplina de História, discutir a questão patrimonial, assim como envolver os alunos, em ações que visem à preservação. O presente estudo foi realizado com alunos da 8º Ano, da Escola Municipal Dom João Muniz, localizado no Bairro Jardim Profeta. A intenção foi problematizar o desinteresse dos alunos sobre os temas ligados ao século XVIII, explicitando as suas relações com a História local – a cidade de Congonhas, importante no cenário nacional e internacional como referência cultural. Foram desenvolvidas sondagens orais e escritas visando identificar os motivos do desinteresse da turma. Uma das razões preponderantes detectadas foi o desconhecimento da História da cidade, seus monumentos e a sua importância mundial na esfera cultural. Diante disso, foram desenvolvidos, de forma articulada, estudos e pesquisas sobre o ciclo do ouro, a História de Congonhas, a Estrada Real entre outros aspectos relacionados ao passado histórico da cidade.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55818
Issue Date: 28-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC IVONE visto por Claudia Ricci.pdf25.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons