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dc.contributor.advisor1Luana Carla Martins Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953266134142337pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Luiza Grossi Araujopt_BR
dc.creatorRoseli das Dores Martins da Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-06T14:16:25Z-
dc.date.available2023-07-06T14:16:25Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55868-
dc.description.resumoFreqüentemente nos deparamos com notícias de atos de vandalismo, pichações, arrombamentos dentre outras ações de depredação nas escolas brasileiras, o que interfere diretamente na aprendizagem dos alunos e no seu bem estar nesse ambiente. Os professores também têm sido alvo de violência e toda a comunidade escolar tem se colocado em sinal de alerta frente a essa situação. Nesse sentido, torna-se fundamental trabalhar com os alunos o sentimento de pertencimento a esse lugar, buscando conscientizá-los da importância do seu papel como co-responsáveis pela preservação e manutenção do patrimônio público que é de todos. O descaso com a preocupação em relação às escolas públicas já se vem sendo discutido há muitos anos, entretanto as ações para minimizar os problemas da falta de cuidados com o patrimônio público escolar pode partir da própria escola em prol de um ambiente conservado e preservado, resgatando assim a valorização e conscientização dos alunos quanto a importância da escola. A falta de informação quanto aos custos para a construção e manutenção do patrimônio público “Escola”, em relação aos impostos pagos por todos os cidadãos, faz com que estes alunos, percebam que a escola é apenas responsabilidade do governo, não tratando a mesma como seu espaço para a educação, ética e compromisso de ser cidadão. Por isso, a opção didática foi produzir um inventário cultural do acervo escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInventáriopt_BR
dc.titleO processo de conscientização da preservação do patrimônio escolar: a produção de um inventário culturalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

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