Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55876
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dc.contributor.advisor1Mônica Ângela de Azevedo Meyerpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688814760409442pt_BR
dc.contributor.referee1Soraia Freitas Dutrapt_BR
dc.creatorSonia Mercês do Nascimento Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-06T15:31:42Z-
dc.date.available2023-07-06T15:31:42Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55876-
dc.description.resumoAs escolas públicas convivem com o problema da depredação do seu patrimônio durante anos, onde os alunos são os principais responsáveis por atos de vandalismo. Este projeto tem como objetivo abordar os aspectos que envolvem a prática pedagógica voltada para a preservação do ambiente e a conservação do patrimônio escolar, com intuito de contribuir para uma mudança de atitudes dos alunos diante da depredação escolar. A metodologia adotada priorizou entrevistas e observação participativa para coleta de dados sobre a preservação do ambiente escolar na Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva, localizada no bairro Pires, município de Congonhas-MG, que fica a 90 Km de Belo Horizonte. A escola sofre muitos impactos pois tem do seu lado direito a BR040 com um tráfego intenso, do seu lado esquerdo, bem próximo, tem a Rede Ferroviária Federal (MRS) e no seu entorno várias mineradoras. A estratégia adotada para o desenvolvimento do projeto foi a realização de eventos com palestras envolvendo toda a comunidade escolar, proporcionando momentos de reflexão e ações direcionadas, tendo em vista a relação de cuidado-descuido dos alunos e funcionários com a instituição e como a comunidade usa e ocupa esse ambiente e patrimonio escolar. A revisão de literatura evidenciou que o descaso com a preocupação em relação as escolas públicas já vem sendo discutido a muitos anos, entretanto as ações para minimizar os problemas da falta de cuidados com o Patrimônio Publico Escolar. Após a realização do projeto verificou-se maior comprometimento dos alunos e da comunidade escolar com a conservação do ambiente escolarpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.titlePreservação do ambiente escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

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