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http://hdl.handle.net/1843/55876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Mônica Ângela de Azevedo Meyer | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1688814760409442 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soraia Freitas Dutra | pt_BR |
dc.creator | Sonia Mercês do Nascimento Amaral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T15:31:42Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T15:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55876 | - |
dc.description.resumo | As escolas públicas convivem com o problema da depredação do seu patrimônio durante anos, onde os alunos são os principais responsáveis por atos de vandalismo. Este projeto tem como objetivo abordar os aspectos que envolvem a prática pedagógica voltada para a preservação do ambiente e a conservação do patrimônio escolar, com intuito de contribuir para uma mudança de atitudes dos alunos diante da depredação escolar. A metodologia adotada priorizou entrevistas e observação participativa para coleta de dados sobre a preservação do ambiente escolar na Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva, localizada no bairro Pires, município de Congonhas-MG, que fica a 90 Km de Belo Horizonte. A escola sofre muitos impactos pois tem do seu lado direito a BR040 com um tráfego intenso, do seu lado esquerdo, bem próximo, tem a Rede Ferroviária Federal (MRS) e no seu entorno várias mineradoras. A estratégia adotada para o desenvolvimento do projeto foi a realização de eventos com palestras envolvendo toda a comunidade escolar, proporcionando momentos de reflexão e ações direcionadas, tendo em vista a relação de cuidado-descuido dos alunos e funcionários com a instituição e como a comunidade usa e ocupa esse ambiente e patrimonio escolar. A revisão de literatura evidenciou que o descaso com a preocupação em relação as escolas públicas já vem sendo discutido a muitos anos, entretanto as ações para minimizar os problemas da falta de cuidados com o Patrimônio Publico Escolar. Após a realização do projeto verificou-se maior comprometimento dos alunos e da comunidade escolar com a conservação do ambiente escolar | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente | pt_BR |
dc.title | Preservação do ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
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