Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/55912
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Concepções de estudantes da EJA sobre matemática e sobre o aprender matemática na escola |
Título(s) alternativo(s): | EJA students' conceptions about mathematics and about learning mathematics at school |
Autor(es): | Ana Rafaela Correia Ferreira Warley Machado Correia |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões de uma atividade que tinha por objetivo investigar as concepções de Matemática e sobre o aprender Matemática na escola, de estudantes jovens, adultos e idosos, participantes de projetos de EJA dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da UFMG. Para isso, fizemos uma análise das produções dos estudantes em uma dinâmica aplicada na primeira aula letiva por professores bolsistas. Nessas produções, percebemos recorrências que revelam a importância que eles atribuem à Matemática, especialmente por sua utilidade na vida cotidiana, mas, ao mesmo tempo, ligadas ao insucesso na vida escolar, quando analisam o aprender Matemática. Essa proposta, além de conhecer as demandas dos nossos estudantes, serviu para orientar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática na EJA, em uma proposta que leve em conta as particularidades desse público. |
Abstract: | This work presents reflections of an activity that aimed to investigate the conceptions of Mathematics and about learning Mathematics at school, of young students, adults and seniors, participants of EJA projects in the final years of Elementary and High Schools at UFMG. For this, we analyzed the students' productions in a dynamic applied in the first class by scholarship professors. In these productions, we notice recurrences that reveal the importance they attribute to Mathematics, especially for its usefulness in everyday life, but, at the same time, linked to failure in school life, when analyzing the learning of Mathematics. This proposal, in addition to knowing the demands of our students, served to guide the teaching and learning processes of Mathematics at EJA, in a proposal that takes into account the particularities of this audience. |
Assunto: | Matemática Educação de jovens e adultos Matemática - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.31792/rc.v15i33 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55912 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4762 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Cocar |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Concepções de estudantes da EJA sobre Matemática e sobre o aprender Matemática na escola.pdf | 461.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.