Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55912
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções de estudantes da EJA sobre matemática e sobre o aprender matemática na escola
Título(s) alternativo(s): EJA students' conceptions about mathematics and about learning mathematics at school
Autor(es): Ana Rafaela Correia Ferreira
Warley Machado Correia
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões de uma atividade que tinha por objetivo investigar as concepções de Matemática e sobre o aprender Matemática na escola, de estudantes jovens, adultos e idosos, participantes de projetos de EJA dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da UFMG. Para isso, fizemos uma análise das produções dos estudantes em uma dinâmica aplicada na primeira aula letiva por professores bolsistas. Nessas produções, percebemos recorrências que revelam a importância que eles atribuem à Matemática, especialmente por sua utilidade na vida cotidiana, mas, ao mesmo tempo, ligadas ao insucesso na vida escolar, quando analisam o aprender Matemática. Essa proposta, além de conhecer as demandas dos nossos estudantes, serviu para orientar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática na EJA, em uma proposta que leve em conta as particularidades desse público.
Abstract: This work presents reflections of an activity that aimed to investigate the conceptions of Mathematics and about learning Mathematics at school, of young students, adults and seniors, participants of EJA projects in the final years of Elementary and High Schools at UFMG. For this, we analyzed the students' productions in a dynamic applied in the first class by scholarship professors. In these productions, we notice recurrences that reveal the importance they attribute to Mathematics, especially for its usefulness in everyday life, but, at the same time, linked to failure in school life, when analyzing the learning of Mathematics. This proposal, in addition to knowing the demands of our students, served to guide the teaching and learning processes of Mathematics at EJA, in a proposal that takes into account the particularities of this audience.
Assunto: Matemática
Educação de jovens e adultos
Matemática - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v15i33
URI: http://hdl.handle.net/1843/55912
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4762
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Cocar
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepções de estudantes da EJA sobre Matemática e sobre o aprender Matemática na escola.pdf461.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.