Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55969
Type: Artigo de Periódico
Title: Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de biologia: uma proposição investigativa para o ensino de síntese proteica
Other Titles: Use of simulators as a tool for teaching conceptuais abstracts in Biology: An inquiry proposal for teaching of protein synthesis
Authors: Eliana Aparecida Gregório
Luíza Gabriela de Oliveira
Santer Alvares de Matos
Abstract: São muitas as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos na disciplina de Biologia. Para auxiliar professores e alunos nesse processo as tecnologias da informação oferecem a possibilidade de simular, manipular e visualizar processos que na prática seriam difíceis ou impossíveis de serem observáveis, assim potencializando a compreensão dos conteúdos. Neste trabalho, elaboramos e refletimos sobre uma proposta de atividade com características investigativas a partir da simulação computacional “Expressão genética - Fundamentos” disponível no projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado. Analisamos também o engajamento, as contribuições da simulação para outras metodologias, a correlação entre essas duas variáveis e a opinião dos alunos quanto ao roteiro e o uso da simulação nas aulas de Biologia. O trabalho foi realizado com 77 alunos de três turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Divinópolis, Minas Gerais. Nossos resultados demonstraram que os alunos tiveram um engajamento expressivo e uma visão positiva no uso da simulação como estratégia metodológica. Diante dos benefícios do uso da simulação nos processos de ensino e aprendizado observados em nosso trabalho, sugerimos o uso de simulações no ensino de conteúdos abstratos em Biologia.
Abstract: There are many difficulties in the teaching and learning of concepts in Biology courses. To assist teachers and students in this process the information technologies offer the possibility to simulate, manipulate and visualize processes which in practice would be difficult or impossible to observable, therefore increasing the understanding of the contents. In this paper, we present and reflect on the proposal activity with investigative features from the computer simulation "Gene Expression - Fundamentals" available in the project Physics Educational Technology (PhET), the University of Colorado. We also analyzed the engagement, the contributions of simulation to other methodologies, the correlation between these two variables and the students' opinions about the script and the use of simulation in biology classes. The study was conducted with 77 students from Public High School in Divinópolis, Minas Gerais, Brazil. Our results showed that the students had a significant engagement and a positive view on the use of simulation as a methodological strategy. Given the benefits of using simulation in teaching and learning processes observed in our work, we suggest using of simulation in teaching abstract concepts in Biology.
Subject: Biologia (Ensino médio)
Pesquisa
Tecnologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55969
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID303/v11_n1_a2016.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Experiências em Ensino de Ciências
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.