Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55979
Tipo: Dissertação
Título: Memória, pós-memória, silêncio e silenciamento: eventos históricos traumáticos e sua influência na educação e na construção identitária de professores
Autor(es): Mariana Adriele Coura
Primeiro Orientador: Andréa Machado de Almeida Mattos
Primeiro membro da banca : Érika Amâncio Caetano
Segundo membro da banca: Kelly Cristina Torres de Barros Ferreira
Resumo: Esta pesquisa investigou a influência de eventos históricos na formação do professor de línguas por meio do conceito de pós-memória, termo utilizado pela primeira vez por Marianne Hirsch para discutir a experiência de uma pós-geração quanto a episódios históricos traumáticos vividos e experienciados por uma geração anterior. No Brasil, a Ditadura Militar durou 21 anos e, apesar de sua rememoração escassa, caracteriza-se como um grande trauma para a história do país e sua população, de modo que impactou, e ainda impacta, diversos aspectos de nossas vidas, como a educação e o ensino de línguas. Compreender os conceitos de memória e pós-memória no âmbito educacional, desse modo, pode contribuir para que haja rompimentos de silêncio e de silenciamento em relação a esse evento histórico. A partir de situações em que oportunidades de fala e escuta sejam criadas, professores possivelmente entenderão melhor o seu "ser" e "fazer", com vista a uma educação focada em combater injustiças sociais e em não repetir erros do passado. O trabalho se insere no paradigma qualitativo de pesquisa e foi desenvolvido por intermédio da geração de narrativas escritas de professores de língua inglesa atuantes em contextos distintos. Como parte dos resultados, analisou-se o potencial da pós-memória como uma ferramenta para a resistência na educação.
Abstract: This research has investigated the influence of historical events in the education of language teachers through the concept of post-memory, which is a term first used by Marianne Hirsch to discuss the experience of a post-generation regarding traumatic historical episodes lived and experienced by a previous generation. Despite its scarce remembrance, the Military Dictatorship in Brazil lasted 20 years and it is characterized as a great trauma for the history of the country and its population, because it has impacted, and still impacts, various aspects of our lives, such as the education and language teaching. Thus, understanding the concepts of memory and post-memory in the educational field may contribute to breaking silence and silencing in relation to this historical event. From situations in which speaking and listening opportunities are created, teachers will possibly better understand their "being" and "doing", with a view to an education focused on fighting against social injustices and not repeating past mistakes. This research is inserted in the qualitative research paradigm and was developed through the generation of written narratives of English language teachers working in different contexts. As part of the results, the potential of post-memory as a tool for resistance in education was analyzed.
Assunto: Professores de inglês – Formação
Educação – Aspectos sociais
Linguística aplicada
Letramento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55979
Data do documento: 17-Mai-2023
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