Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/55985
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Motivação para os estudos e continuidade dos estudos no Programa Acelerar para Vencer |
Autor(es): | Léa Maria Resende de Souza |
Primeiro Orientador: | Paulo Henrique de Queirós Nogueira |
Primeiro membro da banca : | Carla Valéria Vieira Linhares Maia |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar o porquê da infrequência escolar e a desmotivação para os estudos no PAV-Programa Acelerar para Vencer- do Ensino Fundamental, que já vem sendo identificado como uma situação-problema na realidade da Escola Municipal Conceição Lima Guimarães interferindo significativamente em seu cotidiano escolar. Para tanto fez-se necessário identificar os motivos da falta de assiduidade escolar a partir da perspectiva do jovem estudante; compreender qual a significação que a escola assume na vida dos jovens e apontar possibilidades de intervenção na prática escolar que minimizem essa infrequência e desmotivação dos alunos do PAV da referida escola. A partir do levantamento, através de pesquisa realizada com esses alunos acerca do assunto, percebeu-se, então, a necessidade de se conhecer um pouco mais sobre os estudantes desse ciclo. Os resultados desta pesquisa proporcionam, aos professores e ao pedagógico, uma reflexão sobre as abordagens metodológicas utilizadas nesse projeto, assim como uma análise sobre a realidade de cada aluno. Também oferece condições para que o professor selecione estas abordagens de forma que o trabalho se torne mais produtivo, minimizando, assim, os problemas indisciplinares e a falta de interesse por parte dos alunos,o que vêm dificultando a atuação do docente em sala de aula. Além disso, possibilita ao professor refletir melhor sobre seu papel como coordenador e motivador da aprendizagem no ambiente escolar, para que esta ocorra num clima de participação e harmonia, propondo também estratégias que possam auxiliá-lo no desenvolvimento das ações docentes. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55985 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acpp leia pdf.pdf | 266.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons