Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique de Queirós Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909526439792166pt_BR
dc.contributor.referee1Carla Valéria Vieira Linhares Maiapt_BR
dc.creatorLéa Maria Resende de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T12:43:08Z-
dc.date.available2023-07-10T12:43:08Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55985-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar o porquê da infrequência escolar e a desmotivação para os estudos no PAV-Programa Acelerar para Vencer- do Ensino Fundamental, que já vem sendo identificado como uma situação-problema na realidade da Escola Municipal Conceição Lima Guimarães interferindo significativamente em seu cotidiano escolar. Para tanto fez-se necessário identificar os motivos da falta de assiduidade escolar a partir da perspectiva do jovem estudante; compreender qual a significação que a escola assume na vida dos jovens e apontar possibilidades de intervenção na prática escolar que minimizem essa infrequência e desmotivação dos alunos do PAV da referida escola. A partir do levantamento, através de pesquisa realizada com esses alunos acerca do assunto, percebeu-se, então, a necessidade de se conhecer um pouco mais sobre os estudantes desse ciclo. Os resultados desta pesquisa proporcionam, aos professores e ao pedagógico, uma reflexão sobre as abordagens metodológicas utilizadas nesse projeto, assim como uma análise sobre a realidade de cada aluno. Também oferece condições para que o professor selecione estas abordagens de forma que o trabalho se torne mais produtivo, minimizando, assim, os problemas indisciplinares e a falta de interesse por parte dos alunos,o que vêm dificultando a atuação do docente em sala de aula. Além disso, possibilita ao professor refletir melhor sobre seu papel como coordenador e motivador da aprendizagem no ambiente escolar, para que esta ocorra num clima de participação e harmonia, propondo também estratégias que possam auxiliá-lo no desenvolvimento das ações docentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInfrequência escolarpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectDesmotivaçãopt_BR
dc.titleMotivação para os estudos e continuidade dos estudos no Programa Acelerar para Vencerpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp leia pdf.pdf266.53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons