Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55985
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paulo Henrique de Queirós Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8909526439792166 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carla Valéria Vieira Linhares Maia | pt_BR |
dc.creator | Léa Maria Resende de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T12:43:08Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T12:43:08Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55985 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo investigar o porquê da infrequência escolar e a desmotivação para os estudos no PAV-Programa Acelerar para Vencer- do Ensino Fundamental, que já vem sendo identificado como uma situação-problema na realidade da Escola Municipal Conceição Lima Guimarães interferindo significativamente em seu cotidiano escolar. Para tanto fez-se necessário identificar os motivos da falta de assiduidade escolar a partir da perspectiva do jovem estudante; compreender qual a significação que a escola assume na vida dos jovens e apontar possibilidades de intervenção na prática escolar que minimizem essa infrequência e desmotivação dos alunos do PAV da referida escola. A partir do levantamento, através de pesquisa realizada com esses alunos acerca do assunto, percebeu-se, então, a necessidade de se conhecer um pouco mais sobre os estudantes desse ciclo. Os resultados desta pesquisa proporcionam, aos professores e ao pedagógico, uma reflexão sobre as abordagens metodológicas utilizadas nesse projeto, assim como uma análise sobre a realidade de cada aluno. Também oferece condições para que o professor selecione estas abordagens de forma que o trabalho se torne mais produtivo, minimizando, assim, os problemas indisciplinares e a falta de interesse por parte dos alunos,o que vêm dificultando a atuação do docente em sala de aula. Além disso, possibilita ao professor refletir melhor sobre seu papel como coordenador e motivador da aprendizagem no ambiente escolar, para que esta ocorra num clima de participação e harmonia, propondo também estratégias que possam auxiliá-lo no desenvolvimento das ações docentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Infrequência escolar | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Desmotivação | pt_BR |
dc.title | Motivação para os estudos e continuidade dos estudos no Programa Acelerar para Vencer | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
acpp leia pdf.pdf | 266.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License