Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55990
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sociabilidades juvenis nos grupos culturais do Projeto Arte na Escola
Autor(es): Kátia das Graças Souza Modesto
Primeiro Orientador: Carla Valéria Vieira Linhares Maia
Primeiro membro da banca : Paulo Henrique Nogueira
Resumo: Este trabalho estruturou-se a partir da minha atuação na Secretaria de Educação do município de Congonhas, Minas Gerais, na coordenação de grupos culturais de música do Projeto “Arte na Escola”, avançado II: fanfarra, orquestra e canto, oriundos de escolas municipais, do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A partir dos indícios de resistência observados, na convivência entre os grupos e na aceitação de suas expressões culturais diversas, buscou-se compreender como os alunos relacionam entre si nos grupos e como é o relacionamento entre os diferentes grupos musicais do Projeto e assim, desenvolver ações visando potencializar as oportunidades de sociabilidade entre os grupos. Para tanto, teve como referências teóricas Dayrell (2005), Pais (2006), Boran (1998), Peralva (1997) e Maia (2008), enquanto pesquisadores do campo da juventude, no sentido de contribuir para que os jovens, nos diferentes grupos, invistam em suas relações culturais. Os procedimentos adotados envolveram observação, entrevistas, debates, encontros e eventos organizados pelos alunos e professores. Os resultados revelaram dificuldades de aceitação da vivência cultural entre os grupos, impondo desafios ao desenvolvimento da sociabilidade, como forma de desconhecimento e de poucas oportunidades de convivência plural dos grupos.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55990
Data do documento: 28-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carla.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons