Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carla Valéria Vieira Linhares Maia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152876906603984 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Henrique Nogueira | pt_BR |
dc.creator | Kátia das Graças Souza Modesto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T13:12:29Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T13:12:29Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/55990 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho estruturou-se a partir da minha atuação na Secretaria de Educação do município de Congonhas, Minas Gerais, na coordenação de grupos culturais de música do Projeto “Arte na Escola”, avançado II: fanfarra, orquestra e canto, oriundos de escolas municipais, do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A partir dos indícios de resistência observados, na convivência entre os grupos e na aceitação de suas expressões culturais diversas, buscou-se compreender como os alunos relacionam entre si nos grupos e como é o relacionamento entre os diferentes grupos musicais do Projeto e assim, desenvolver ações visando potencializar as oportunidades de sociabilidade entre os grupos. Para tanto, teve como referências teóricas Dayrell (2005), Pais (2006), Boran (1998), Peralva (1997) e Maia (2008), enquanto pesquisadores do campo da juventude, no sentido de contribuir para que os jovens, nos diferentes grupos, invistam em suas relações culturais. Os procedimentos adotados envolveram observação, entrevistas, debates, encontros e eventos organizados pelos alunos e professores. Os resultados revelaram dificuldades de aceitação da vivência cultural entre os grupos, impondo desafios ao desenvolvimento da sociabilidade, como forma de desconhecimento e de poucas oportunidades de convivência plural dos grupos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Convivência | pt_BR |
dc.title | Sociabilidades juvenis nos grupos culturais do Projeto Arte na Escola | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Carla.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License