Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carla Valéria Vieira Linhares Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152876906603984pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Henrique Nogueirapt_BR
dc.creatorKátia das Graças Souza Modestopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T13:12:29Z-
dc.date.available2023-07-10T13:12:29Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55990-
dc.description.resumoEste trabalho estruturou-se a partir da minha atuação na Secretaria de Educação do município de Congonhas, Minas Gerais, na coordenação de grupos culturais de música do Projeto “Arte na Escola”, avançado II: fanfarra, orquestra e canto, oriundos de escolas municipais, do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A partir dos indícios de resistência observados, na convivência entre os grupos e na aceitação de suas expressões culturais diversas, buscou-se compreender como os alunos relacionam entre si nos grupos e como é o relacionamento entre os diferentes grupos musicais do Projeto e assim, desenvolver ações visando potencializar as oportunidades de sociabilidade entre os grupos. Para tanto, teve como referências teóricas Dayrell (2005), Pais (2006), Boran (1998), Peralva (1997) e Maia (2008), enquanto pesquisadores do campo da juventude, no sentido de contribuir para que os jovens, nos diferentes grupos, invistam em suas relações culturais. Os procedimentos adotados envolveram observação, entrevistas, debates, encontros e eventos organizados pelos alunos e professores. Os resultados revelaram dificuldades de aceitação da vivência cultural entre os grupos, impondo desafios ao desenvolvimento da sociabilidade, como forma de desconhecimento e de poucas oportunidades de convivência plural dos grupos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectConvivênciapt_BR
dc.titleSociabilidades juvenis nos grupos culturais do Projeto Arte na Escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Carla.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons