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http://hdl.handle.net/1843/55993
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Os desafios da escola na relação com o sujeito/jovem e na construção de uma aprendizagem significativa |
Autor(es): | Irene Candida de Lima Pereira |
primer Tutor: | Maria Zenaide Alves |
primer miembro del tribunal : | Renata Silva Bergo |
Segundo miembro del tribunal: | Shirlei Rezende Sales |
Resumen: | Este trabalho vem oportunamente refletir sobre aspectos relevantes na construção de uma aprendizagem significativa levando-se em consideração as vivências e conflitos juvenis que muitas vezes se refletem na escola, bem como a postura que a escola assume, ou deveria assumir, na educação e formação desses sujeitos. Baseia-se nas considerações teóricas de Juarez Dayrell (2007), Maria Zenaide Alves e Gustavo Barhuch de Carvalho (2004), Maria Virgínia de Freitas (2005), Marcelo Paixão (2006), Valdir Alves de Souza (2007), entre outros, que nos chamam a atenção para as questões da predisposição para a aprendizagem, da importância da escola estar aberta e em diálogo com o seu entorno, ressignificando seus espaços, a melhoria das suas relações com o público jovem, levando-se em consideração o seu aprendizado prévio ou extra-escolar, conhecendo e valorizando as diferenças sócio culturais, confiando nas possibilidades dos alunos envolvidos no processo. A metodologia adotada é uma reflexão teórica sobre os textos apresentados durante o curso de Pós Graduação na área Juventude, Escola e Cultura que nos chamam a atenção justamente sobre a juventude, seus conflitos, suas vivências e sua relação com a escola, para a partir desse entendimento, desse conhecimento do seu público, a escola promover cada vez mais promover aprendizagens significativas e que satisfaçam aos anseios do jovem nela inserido. Neste trabalho, serão analisados em quais aspectos a escola tem falhado e/ou acertado no processo de ensinoaprendizagem e na promoção da interação positiva entre jovens/escola e a sociedade em que estão inseridos. Diante da importância de se discutir questões relevantes a serem vencidas no trabalho escolar com o jovem evidenciamos também que existem iniciativas bem sucedidas que nos permitem perceber que é possível se fazer uma educação de qualidade e de valorização do sujeito levando-o a construir, verdadeiramente, a sua identidade e autonomia. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55993 |
Fecha del documento: | 28-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
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