Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56013
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Juventude, linguagens e novas práticas do ensino da Língua Portuguesa
Autor(es): Elisa Cristina Monteiro Pereira
Primeiro Orientador: Maria Zenaide Alves
Primeiro membro da banca : Renata Silva Bergo
Segundo membro da banca: Shirlei Rezende Sales
Resumo: A proposta central deste trabalho é despertar a importância de estimular o aluno ao ato de escrever e interpretar na disciplina da Língua Portuguesa levando-se em consideração a capacidade de passar para o papel a idéia ou de se comunicar com as pessoas de forma clara. Contudo, é necessária muita leitura e conhecimento. Para isso, consagrar métodos diferentes, como oficinas, músicas, textos, o fazem sair da rotina, induzindo- o a se interessar e interagir nas atividades propostas, trabalhos com seus colegas e professor. Após a leitura de um poema, um trecho de um romance, um texto cientifico, uma reportagem, uma letra musical, um debate e que sejam voltados a realidade deste aluno, o mesmo sentir-se-á estimulado e com certeza terá grande evolução em seus trabalhos. Portanto, não se pode negar que a língua, na sua modalidade literária, fecunda signos, símbolos, mistura prosa e poesia, realidade e ficção para reproduzir idéias de forma autêntica, seduzindo e dando prazer não só a quem escreve como a quem lê. A presença cada vez maior dos meios de comunicação na sociedade como internet, televisão, música, criam um novo espaço que deve ser definido na presença de seus componentes básicos: comunicação e educação. Foi levada em conta a adequação da linguagem do livro didático com a linguagem cotidiana e jovem oferecendo subsidio a turma que se interessem pelas aulas. Neste sentido, entende-se que instrumentos educativos possam cumprir um papel na educação sendo integrador na linguagem e nos alunos e ter um forte elo com a disciplina Língua Portuguesa.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/56013
Data do documento: 28-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisa_10_07[1].pdf3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons