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http://hdl.handle.net/1843/56013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Zenaide Alves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3909032857907662 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Renata Silva Bergo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Shirlei Rezende Sales | pt_BR |
dc.creator | Elisa Cristina Monteiro Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T15:50:47Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T15:50:47Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56013 | - |
dc.description.resumo | A proposta central deste trabalho é despertar a importância de estimular o aluno ao ato de escrever e interpretar na disciplina da Língua Portuguesa levando-se em consideração a capacidade de passar para o papel a idéia ou de se comunicar com as pessoas de forma clara. Contudo, é necessária muita leitura e conhecimento. Para isso, consagrar métodos diferentes, como oficinas, músicas, textos, o fazem sair da rotina, induzindo- o a se interessar e interagir nas atividades propostas, trabalhos com seus colegas e professor. Após a leitura de um poema, um trecho de um romance, um texto cientifico, uma reportagem, uma letra musical, um debate e que sejam voltados a realidade deste aluno, o mesmo sentir-se-á estimulado e com certeza terá grande evolução em seus trabalhos. Portanto, não se pode negar que a língua, na sua modalidade literária, fecunda signos, símbolos, mistura prosa e poesia, realidade e ficção para reproduzir idéias de forma autêntica, seduzindo e dando prazer não só a quem escreve como a quem lê. A presença cada vez maior dos meios de comunicação na sociedade como internet, televisão, música, criam um novo espaço que deve ser definido na presença de seus componentes básicos: comunicação e educação. Foi levada em conta a adequação da linguagem do livro didático com a linguagem cotidiana e jovem oferecendo subsidio a turma que se interessem pelas aulas. Neste sentido, entende-se que instrumentos educativos possam cumprir um papel na educação sendo integrador na linguagem e nos alunos e ter um forte elo com a disciplina Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Culturas juvenis | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Interação e linguagem | pt_BR |
dc.title | Juventude, linguagens e novas práticas do ensino da Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
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