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dc.contributor.advisor1Maria Zenaide Alvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3909032857907662pt_BR
dc.contributor.referee1Renata Silva Bergopt_BR
dc.contributor.referee2Shirlei Rezende Salespt_BR
dc.creatorElisa Cristina Monteiro Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T15:50:47Z-
dc.date.available2023-07-10T15:50:47Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56013-
dc.description.resumoA proposta central deste trabalho é despertar a importância de estimular o aluno ao ato de escrever e interpretar na disciplina da Língua Portuguesa levando-se em consideração a capacidade de passar para o papel a idéia ou de se comunicar com as pessoas de forma clara. Contudo, é necessária muita leitura e conhecimento. Para isso, consagrar métodos diferentes, como oficinas, músicas, textos, o fazem sair da rotina, induzindo- o a se interessar e interagir nas atividades propostas, trabalhos com seus colegas e professor. Após a leitura de um poema, um trecho de um romance, um texto cientifico, uma reportagem, uma letra musical, um debate e que sejam voltados a realidade deste aluno, o mesmo sentir-se-á estimulado e com certeza terá grande evolução em seus trabalhos. Portanto, não se pode negar que a língua, na sua modalidade literária, fecunda signos, símbolos, mistura prosa e poesia, realidade e ficção para reproduzir idéias de forma autêntica, seduzindo e dando prazer não só a quem escreve como a quem lê. A presença cada vez maior dos meios de comunicação na sociedade como internet, televisão, música, criam um novo espaço que deve ser definido na presença de seus componentes básicos: comunicação e educação. Foi levada em conta a adequação da linguagem do livro didático com a linguagem cotidiana e jovem oferecendo subsidio a turma que se interessem pelas aulas. Neste sentido, entende-se que instrumentos educativos possam cumprir um papel na educação sendo integrador na linguagem e nos alunos e ter um forte elo com a disciplina Língua Portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCulturas juvenispt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectInteração e linguagempt_BR
dc.titleJuventude, linguagens e novas práticas do ensino da Língua Portuguesapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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