Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Virgínia de Araújo Figueiredopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461821199000933pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cíntia Vieira da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Silvio Ferraz Mello Filhopt_BR
dc.contributor.referee2Walter Romero Menon Juniorpt_BR
dc.contributor.referee3Giorgia Cecchinatopt_BR
dc.contributor.referee4Gonzalo Patricio Montenegro Vargaspt_BR
dc.creatorFernando Tôrres Pachecopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6855925315773767pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T16:08:36Z-
dc.date.available2023-07-10T16:08:36Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56017-
dc.description.abstractA simple problem initially guides the paths this dissertation will take: is it possible to assert that there is an aesthetic in Gilles Deleuze's thought? Among the body of work produced by Deleuze, there is a vast amount of research revolving around the arts (literature, music, visual arts, cinema, etc.). The arts are present in books thematically relative to them exclusively, and are also implied in works that are apparently focused only on philosophy. Because Deleuzian thought itself is defined by a transversal alliance with other fields of knowledge, all of his writings are impregnated with themes not restricted to philosophy and the construction of concepts. However, acknowledging that Deleuze is never included among the most renowned philosophers in the area of Aesthetics, the initial question becomes pressing. We shall therefore see how the thought of Difference, while refusing the assumption of representationality, is compelled to establish zones of contact with the arts, as a way to expand its own field of meaning. Philosophical thought has no hierarchical primacy over artistic thought, and both domains collaborate in order to create new concepts and beings of sensation. In this sense, a genetic perspective is adopted, which animates these thoughts, and its primary instance is intensity. Deleuzian assumptions thus exposed, the intensive circuits established between art and philosophy incites us to investigate painting and its procedures - and what, in painting, elevates thought’s potency to create philosophical concepts. This investigation is only possible by summoning visual artists who develop thoughts about the act of painting. Among many others, artist Francis Bacon features prominently, considering Deleuze’s book Francis Bacon: the logic of sensation. After traversing these crossroads, we shall be able to answer the question which set in motion this dissertation.pt_BR
dc.description.resumoO problema inicial que orienta os caminhos percorridos por essa tese é bem simples: é possível afirmar que há uma estética no pensamento de Gilles Deleuze? Dentre o corpo da obra produzida por Deleuze, encontra-se uma vasta pesquisa que gira em torno das artes (na literatura, na música, nas artes plásticas, no cinema, etc), presentes não só em livros exclusivamente dedicados à essa temática, mas implicadas mesmo em livros que, aparentemente, teriam como norte de preocupação somente a filosofia. É porque o próprio pensamento deleuzeano se define por uma aliança de transversalidade com outras áreas do saber que todos os seus escritos são contagiados por temas que não são restritos à filosofia e a construção de conceitos. Sabendo, no entanto, que Deleuze nunca se inseriu entre os já reconhecidos filósofos estudados na área da Estética, a questão inicial torna-se premente. Portanto, nessa pesquisa, veremos como o pensamento da Diferença, ao recusar os pressupostos representacionais, é suscitado a estabelecer zonas de contato com as artes, como maneira de ampliar o seu campo de sentido mesmo. O pensamento filosófico não tem primazia hierárquica sobre o pensamento artístico e as duas instâncias colaboram em conjunto para a criação de novos conceitos e seres de sensação. Há, nesse sentido, a adoção de uma perspectiva genética que anima esses pensamentos, cuja instância primordial é a intensidade. Revelados os pressupostos, os circuitos intensivos que se estabelecem entre arte e filosofia nos levam a investigar a pintura, os seus procedimentos e o que, nela, eleva a potência do pensamento a criar conceitos filosóficos. Essa investigação só se torna possível ao convocar artistas plásticos que formulam pensamentos em torno do ato de pintar. Entre vários outros, o artista Francis Bacon tem espaço privilegiado, tendo em vista o livro Francis Bacon, lógica da sensação. Somente após cruzarmos essas encruzilhadas poderemos então responder a pergunta motivadora desta tese.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGilles Deleuzept_BR
dc.subjectFilosofia da Diferençapt_BR
dc.subjectIntensidadespt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectFrancis Baconpt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherDiferença (Filosofia) - Tesespt_BR
dc.subject.otherEstética - Tesespt_BR
dc.subject.otherPintura - Tesespt_BR
dc.subject.otherDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.titleGilles Deleuze e o circuito vitalista das intensidades entre arte e filosofiapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilles Deleuze e o circuito vitalista das intensidades entre arte e filosofia.docx.pdf3.59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons