Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56066
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A experiência de visitantes de museus portugueses da região do Algarve
Título(s) alternativo(s): The visitors’ experience of Portuguese museums of the Algarve region
Autor(es): Marlusa de Sevilha Gosling
Mariana de Freitas Coelho
Kelly Cristine Oliveira Meira
Resumen: Os museus são reconhecidos como espaços que contribuem para a aprendizagem. Assim, estudar a percepção dos visitantes pode indicar caminhos para os gestores de museus atuarem a fim de propiciar experiências positivas. No presente estudo, oferece-se uma abordagem integrada para a compreensão da experiência de visitantes de museus. Busca-se estender as evidências teóricas e empíricas das relações causais entre a qualidade em serviços, satisfação, intenção de recomendar e aprendizado efetivo, bem como variáveis pessoais dos visitantes: orientação ao aprendizado, orientação à cultura e atitudes. A amostra utilizada é de visitantes de dois museus arqueológicos portugueses, localizados em Silves e Faro. O modelo exploratório de pesquisa é mensurado com base nas técnicas de modelagem de equações estruturais. Por meio dos resultados, indica-se que a qualidade contribui para explicar a satisfação dos visitantes e a satisfação precede a intenção de recomendar o museu a outros. As orientações ao aprendizado e à cultura preveem as atitudes dos visitantes; porém a atitude apresenta pouca expressividade para prever a satisfação de visitantes de museus. Os autores agradecem à FAPEMIG pelo auxílio financeiro para o desenvolvimento e suporte desta pesquisa.
Abstract: Museums are recognized as spaces that contribute to learning. Thus, to study the museum visitors’ perception may indicate paths for managers to act in order to provide positive experiences. The present study offers an integrated approach to understanding the experience of museum visitors. It seeks to extend the theoretical and empirical evidences of the causal relationships between services quality, satisfaction, intention to recommend and effective learning, as well as personal variables of the visitor, named: learning orientation, culture orientation and attitudes. The sample is composed by visitors from two Portuguese archaeological museums, located in Silves and Faro. The exploratory research model is measured based on structural equation modeling techniques. The results indicate that the service quality contributes to explain the satisfaction of visitors, and satisfaction precedes the intention to recommend the museum to others. Learning orientation and culture orientation predicts the visitors’ attitudes. However, the attitude has little expressiveness to predict the satisfaction of museum visitors. The authors thank FAPEMIG for the financial support for the development of this research.
Asunto: Turismo
Museus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56066
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/4644/2630
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A Experiência de visitantes de museus portugueses da região.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.