Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/56070
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Discutindo a relação aluno de PAV x professor de PAV: reflexões acerca de uma turma de aceleração da Escola Municipal Michael Pereira de Souza |
Autor(es): | Aline Patrícia Ribeiro da Fonseca |
Primeiro Orientador: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Primeiro membro da banca : | Carla Linhares Maia |
Resumo: | Este plano de ação apresenta uma experiência de se trabalhar junto aos alunos do PAV (Projeto Acelerar para Vencer) da Escola Municipal Michael Pereira de Souza, que são vistos pela escola como alunos que atrapalham as aulas, pois, por serem alunos em defasagem idade-ano, acredita-se que eles estão lesando a escola e se prejudicando por seu desempenho escolar irregular. São vistos como alunos do fracasso por terem um desempenho marcado pela defasagem dos conteúdos curriculares. Frente a isto, o projeto de intervenção aqui exposto buscou ao invés de castigá-los ou ditar regras, tratar de ouvir, apreciar, acolher e conversar com estes alunos, buscando uma forma de fazê-los pensar, ponderar, avaliar e, talvez mudar atitudes. Por meio de várias atividades de auto-conhecimento, de questionários sócio-culturais, de filmes e conversas, procurou-se a aproximação com esses alunos. Usando como referencial teórico os estudos sobre juventude, o universo juvenil hoje e sua relação com a escola, pensou-se aqui, em formas de colaborar para uma relação aluno-escola e aluno-professor mais bem sucedidas e tranqüilas. Apesar do tempo curto de aplicação do projeto, obtivemos ótimos resultados, confirmando, também, que a conversa e o respeito é o caminho para um bom relacionamento com os jovens. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56070 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALINE PATRÍCIA RIBEIRO DA FONSECA.pdf | 487.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons