Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/56070
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8909526439792166 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carla Linhares Maia | pt_BR |
dc.creator | Aline Patrícia Ribeiro da Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T14:56:55Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T14:56:55Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56070 | - |
dc.description.resumo | Este plano de ação apresenta uma experiência de se trabalhar junto aos alunos do PAV (Projeto Acelerar para Vencer) da Escola Municipal Michael Pereira de Souza, que são vistos pela escola como alunos que atrapalham as aulas, pois, por serem alunos em defasagem idade-ano, acredita-se que eles estão lesando a escola e se prejudicando por seu desempenho escolar irregular. São vistos como alunos do fracasso por terem um desempenho marcado pela defasagem dos conteúdos curriculares. Frente a isto, o projeto de intervenção aqui exposto buscou ao invés de castigá-los ou ditar regras, tratar de ouvir, apreciar, acolher e conversar com estes alunos, buscando uma forma de fazê-los pensar, ponderar, avaliar e, talvez mudar atitudes. Por meio de várias atividades de auto-conhecimento, de questionários sócio-culturais, de filmes e conversas, procurou-se a aproximação com esses alunos. Usando como referencial teórico os estudos sobre juventude, o universo juvenil hoje e sua relação com a escola, pensou-se aqui, em formas de colaborar para uma relação aluno-escola e aluno-professor mais bem sucedidas e tranqüilas. Apesar do tempo curto de aplicação do projeto, obtivemos ótimos resultados, confirmando, também, que a conversa e o respeito é o caminho para um bom relacionamento com os jovens. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | PAV | pt_BR |
dc.title | Discutindo a relação aluno de PAV x professor de PAV: reflexões acerca de uma turma de aceleração da Escola Municipal Michael Pereira de Souza | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALINE PATRÍCIA RIBEIRO DA FONSECA.pdf | 487.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License