Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909526439792166pt_BR
dc.contributor.referee1Carla Linhares Maiapt_BR
dc.creatorAline Patrícia Ribeiro da Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-11T14:56:55Z-
dc.date.available2023-07-11T14:56:55Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56070-
dc.description.resumoEste plano de ação apresenta uma experiência de se trabalhar junto aos alunos do PAV (Projeto Acelerar para Vencer) da Escola Municipal Michael Pereira de Souza, que são vistos pela escola como alunos que atrapalham as aulas, pois, por serem alunos em defasagem idade-ano, acredita-se que eles estão lesando a escola e se prejudicando por seu desempenho escolar irregular. São vistos como alunos do fracasso por terem um desempenho marcado pela defasagem dos conteúdos curriculares. Frente a isto, o projeto de intervenção aqui exposto buscou ao invés de castigá-los ou ditar regras, tratar de ouvir, apreciar, acolher e conversar com estes alunos, buscando uma forma de fazê-los pensar, ponderar, avaliar e, talvez mudar atitudes. Por meio de várias atividades de auto-conhecimento, de questionários sócio-culturais, de filmes e conversas, procurou-se a aproximação com esses alunos. Usando como referencial teórico os estudos sobre juventude, o universo juvenil hoje e sua relação com a escola, pensou-se aqui, em formas de colaborar para uma relação aluno-escola e aluno-professor mais bem sucedidas e tranqüilas. Apesar do tempo curto de aplicação do projeto, obtivemos ótimos resultados, confirmando, também, que a conversa e o respeito é o caminho para um bom relacionamento com os jovens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectPAVpt_BR
dc.titleDiscutindo a relação aluno de PAV x professor de PAV: reflexões acerca de uma turma de aceleração da Escola Municipal Michael Pereira de Souzapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE PATRÍCIA RIBEIRO DA FONSECA.pdf487.13 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons