Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56101
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Learning to mind the world: knowing, reflecting, and acting
Autor(es): Delzi Alves Laranjeira
Primeiro Orientador: Heliana Ribeiro de Mello
Primeiro membro da banca : Marisa Mendonça Carneiro
Segundo membro da banca: Edelvais Brígida Caldeira
Resumo: The development of materials for English language teaching represents a great challenge for English teachers, taking into account its goals: to make learners acquire language knowledge and use the English language in everyday life. Based on the principles of Communicative Language Teaching, two units of English language teaching were produced, having as the target audience young adults and adults who have already reached the B1 level of linguistic competence. Both units aim to promote language learning in its syntactic, morphological, lexical, phonological, and semantic aspects, addressing the skills of oral and written production and reception in an integrated way to meet the learners’ needs in real communication situations. The units’ themes are pervasive in our society and were chosen to lead instructors and learners to reflect on our habits of complaining in different situations and on our positions in face of a damaged environment due to human actions. For the development of the units, authentic materials were used as input to enhance the development of learners’ communicative competence. The use of several digital tools throughout the proposed activities aimed to motivate, increase the exposure to the target language beyond the classroom, and operate as a learning facilitator. Added to the instructor’s qualifications and ability to deal with the sociocultural context of their learners, it is hoped that this material can be an ally in the process of English language teaching and learning for its users.
Abstract: O desenvolvimento de materiais para o ensino da língua inglesa representa um grande desafio para os professores de inglês, levando em conta seus objetivos: fazer com que os alunos adquiram o conhecimento da língua e usem o inglês na vida cotidiana. Com base nos princípios do Ensino Comunicativo de Língua, foram produzidas duas unidades de ensino da língua inglesa, tendo como público-alvo jovens adultos e adultos que já atingiram o nível B1 de competência linguística. Ambas as unidades têm como objetivo promover o aprendizado da língua em seus aspectos sintáticos, morfológicos, lexicais, fonológicos e semânticos, abordando as habilidades de produção e recepção oral e escrita de forma integrada para atender às necessidades dos alunos em situações reais de comunicação. Os temas das unidades são difundidos em nossa sociedade e foram escolhidos para levar instrutores e alunos a refletir sobre o hábito de reclamar em diferentes circunstâncias e sobre nosso posicionamento diante de um ambiente danificado devido a ações humanas. Para o desenvolvimento das unidades, materiais autênticos foram usados como input para melhorar o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. A utilização de várias ferramentas digitais ao longo das atividades propostas teve como objetivo motivar, aumentar a exposição do estudante à língua-alvo além da sala de aula e operar como um facilitador do aprendizado. Em conjunto com a adequada capacitação do instrutor para ensinar a língua inglesa sob uma ótica comunicativa e sua habilidade para lidar com o contexto sociocultural dos aprendizes, espera-se que este material possa ser um aliado no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa para seus usuários.
Assunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56101
Data do documento: 16-Jan-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Learning to mind the world knowing, reflecting, and acting Delzi A Laranjeira.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.