Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/56101
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Heliana Ribeiro de Mello | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5724573734505786 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marisa Mendonça Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Edelvais Brígida Caldeira | pt_BR |
dc.creator | Delzi Alves Laranjeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T12:32:59Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T12:32:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56101 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de materiais para o ensino da língua inglesa representa um grande desafio para os professores de inglês, levando em conta seus objetivos: fazer com que os alunos adquiram o conhecimento da língua e usem o inglês na vida cotidiana. Com base nos princípios do Ensino Comunicativo de Língua, foram produzidas duas unidades de ensino da língua inglesa, tendo como público-alvo jovens adultos e adultos que já atingiram o nível B1 de competência linguística. Ambas as unidades têm como objetivo promover o aprendizado da língua em seus aspectos sintáticos, morfológicos, lexicais, fonológicos e semânticos, abordando as habilidades de produção e recepção oral e escrita de forma integrada para atender às necessidades dos alunos em situações reais de comunicação. Os temas das unidades são difundidos em nossa sociedade e foram escolhidos para levar instrutores e alunos a refletir sobre o hábito de reclamar em diferentes circunstâncias e sobre nosso posicionamento diante de um ambiente danificado devido a ações humanas. Para o desenvolvimento das unidades, materiais autênticos foram usados como input para melhorar o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. A utilização de várias ferramentas digitais ao longo das atividades propostas teve como objetivo motivar, aumentar a exposição do estudante à língua-alvo além da sala de aula e operar como um facilitador do aprendizado. Em conjunto com a adequada capacitação do instrutor para ensinar a língua inglesa sob uma ótica comunicativa e sua habilidade para lidar com o contexto sociocultural dos aprendizes, espera-se que este material possa ser um aliado no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa para seus usuários. | pt_BR |
dc.description.resumo | The development of materials for English language teaching represents a great challenge for English teachers, taking into account its goals: to make learners acquire language knowledge and use the English language in everyday life. Based on the principles of Communicative Language Teaching, two units of English language teaching were produced, having as the target audience young adults and adults who have already reached the B1 level of linguistic competence. Both units aim to promote language learning in its syntactic, morphological, lexical, phonological, and semantic aspects, addressing the skills of oral and written production and reception in an integrated way to meet the learners’ needs in real communication situations. The units’ themes are pervasive in our society and were chosen to lead instructors and learners to reflect on our habits of complaining in different situations and on our positions in face of a damaged environment due to human actions. For the development of the units, authentic materials were used as input to enhance the development of learners’ communicative competence. The use of several digital tools throughout the proposed activities aimed to motivate, increase the exposure to the target language beyond the classroom, and operate as a learning facilitator. Added to the instructor’s qualifications and ability to deal with the sociocultural context of their learners, it is hoped that this material can be an ally in the process of English language teaching and learning for its users. | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Inglesa | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Communicative Language Teaching. | pt_BR |
dc.subject | English Language Learning | pt_BR |
dc.subject | Materials development | pt_BR |
dc.subject.other | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Learning to mind the world: knowing, reflecting, and acting | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Learning to mind the world knowing, reflecting, and acting Delzi A Laranjeira.pdf | 3.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.