Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leonardo Pereira Nunespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0471506842215526pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Ronaldo Correa Gomes Júniorpt_BR
dc.creatorBruna Aricia Maciel Leitept_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T13:05:26Z-
dc.date.available2023-07-12T13:05:26Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56105-
dc.description.abstractPor sua importância comercial e acadêmica, o ensino da língua inglesa eficaz tornou-se um diferencial para as escolas regulares. Os estudos sobre a aprendizagem e o ensino de línguas estrangeiras, buscam apresentar um método ou abordagem que garantam aos alunos uma aprendizagem sólida e eficiente. Contudo, não existe uma só fórmula que certifica uma aprendizagem eficaz de inglês. Faz-se necessário, uma coletânea destes métodos, abordagens e motivações que endossam a aprendizagem de uma língua. Este trabalho busca apresentar tais métodos e abordagens através da criação de duas unidades didáticas para o ensino de inglês. Para isso, utilizou-se da abordagem comunicativa, que visa ensinar a língua através de atividades de comunicação entre os alunos. Além de apresentar os tópicos gramaticais de maneira indutiva, ou seja, propostas de atividades que visam a percepção dos padrões da língua e não a simples exposição das regras gramaticais para que sejam decoradas. Paralelamente, optou-se por trabalhar as habilidades de pensamento crítico e reflexivo através das Rotinas de Pensamento desenvolvidas pelo Project Zero da Universidade de Harvard, e utilizando-se de tópicos relevantes para a faixa etária do público-alvo deste material.pt_BR
dc.description.resumoBecause of its commercial and academic importance, effective English language teaching has become a differential for regular schools today. Studies on learning and teaching foreign languages seek to present a method or approach that guarantees students solid and efficient learning. However, there is not a single formula that certifies effective learning of English. It is necessary to adopt a collection of these methods, approaches, and motivations that endorse the learning of a language. This work seeks to present such methods and approaches through the creation of two textbook units for the teaching of English. For this, it adopted a communicative approach, which aims to teach language through communication activities among students. In addition to presenting grammatical topics in an inductive approach. That is, activities aimed at the perception of language patterns and not the simple exposure of grammatical rules for them to be memorized. At the same time, it was chosen to work on critical and reflective thinking skills through the Thinking Routines developed by Project Zero at Harvard University, and using relevant topics to the age group of the target audience of this material.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Inglesapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnglish teachingpt_BR
dc.subjectcritical thinkingpt_BR
dc.subjectinductive grammarpt_BR
dc.subjectcommunicative approachpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleTake a stand: teaching critical Englishpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Repositório UFMG (1).pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons