Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671054290421564pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Gorete Netopt_BR
dc.creatorJeanne Mendonça Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T13:46:24Z-
dc.date.available2023-07-12T13:46:24Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56110-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre a oralidade nas práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental Cecília Meireles, na Escola Municipal João Olyntho Ferraz, no município de Congonhas. A abordagem desse tema se deve à necessidade de um trabalho mais significativo com a linguagem oral na sala de aula, já que no panorama brasileiro a oralidade é fundamental, visto que através dela compartilhamos ideias, debatemos opiniões, fundamentamos e adequamos os traços lingüísticos contemplados na escrita. Busca-se neste trabalho discutir o papel da escola e do professor no desenvolvimento da oralidade do educando, o que é feito através da análise do livro didático Projeto Buriti, além da aplicação de uma proposta de intervenção na qual os alunos interpretaram e produziram atividades referentes à linguagem oral. Para a fundamentação teórica deste trabalho, o apoio de autores como Luiz Antônio Marcuschi e Maria da Graça Costa Val foram fundamentais. Os procedimentos adotados durante o trabalho envolvem a concepção de pesquisa-ação apresentada por Thiollent, através da qual permite identificar problemas, buscar soluções e interferir na prática docente, buscando uma melhoria no desempenho dos alunos. Os resultados deste trabalho revelam aprendizagens significativas e avanços em relação ao estudo da oralidade no Ensino Fundamental, comprovando que uma boa proposta de trabalho contribui para a promoção de capacidades, conhecimentos e atitudes no que diz respeito ao trato com a oralidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.titleA oralidade nas práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa do 4° ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal João Olyntho Ferraz, no município de Congonhaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Oralidade nas Práticas de Letramento nas Aulas de Língua P.pdf7.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons