Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/56110
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671054290421564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.creator | Jeanne Mendonça Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T13:46:24Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T13:46:24Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56110 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre a oralidade nas práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental Cecília Meireles, na Escola Municipal João Olyntho Ferraz, no município de Congonhas. A abordagem desse tema se deve à necessidade de um trabalho mais significativo com a linguagem oral na sala de aula, já que no panorama brasileiro a oralidade é fundamental, visto que através dela compartilhamos ideias, debatemos opiniões, fundamentamos e adequamos os traços lingüísticos contemplados na escrita. Busca-se neste trabalho discutir o papel da escola e do professor no desenvolvimento da oralidade do educando, o que é feito através da análise do livro didático Projeto Buriti, além da aplicação de uma proposta de intervenção na qual os alunos interpretaram e produziram atividades referentes à linguagem oral. Para a fundamentação teórica deste trabalho, o apoio de autores como Luiz Antônio Marcuschi e Maria da Graça Costa Val foram fundamentais. Os procedimentos adotados durante o trabalho envolvem a concepção de pesquisa-ação apresentada por Thiollent, através da qual permite identificar problemas, buscar soluções e interferir na prática docente, buscando uma melhoria no desempenho dos alunos. Os resultados deste trabalho revelam aprendizagens significativas e avanços em relação ao estudo da oralidade no Ensino Fundamental, comprovando que uma boa proposta de trabalho contribui para a promoção de capacidades, conhecimentos e atitudes no que diz respeito ao trato com a oralidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Sala de Aula | pt_BR |
dc.title | A oralidade nas práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa do 4° ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal João Olyntho Ferraz, no município de Congonhas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Oralidade nas Práticas de Letramento nas Aulas de Língua P.pdf | 7.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License