Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56112
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Memorable tourism experience (MTE): scale proposal and test
Título(s) alternativo(s): Experiência turística memorável: proposição e teste de escala
Autor(es): Mariana de Freitas Coelho
Marlusa de Sevilha Gosling
Resumen: This study sought to develop and test a scale to assess memorable tourism experiences (MTEs). The proposed instrument initially contained 49 tested items organised into 12 dimensions: environment, culture, relationships with companions, relationships with tourists, relationships with local agents (i.e. residents and service providers), novelty, emotions, dream, meaningfulness, refreshment, hedonism and involvement. The data were collected via a survey of 1,193 Brazilians with regular travel habits, aged 18 years or older. The data were analysed quantitatively using structural equation modelling. Statistical tests included exploratory factor analysis followed by confirmatory factor analysis. The results indicate that the scale is reliable and valid for research on MTEs, at least for the sample in question, and confirm the MTE construct’s multidimensionality, although the hedonism and involvement dimensions were shown to be unsuitable. Thus, the validity of the proposed MTE scale consisting of 35 items was confirmed, as were 10 dimensions of the second-order construct
Abstract: O objetivo desse artigo foi propor e testar uma escala destinada a avaliar Experiências Turísticas Memoráveis (MTE). Elaborou-se um instrumento inicialmente contendo 49 itens testados, organizados em 12 dimensões: Ambiente, Cultura, Relacionamento com Acompanhante, Relacionamento com Turistas, Relacionamento com pessoas Locais, Novidade, Emoções, Sonho, Significância, Renovação, Hedonismo e Envolvimento. A coleta de dados incluiu um survey com 1193 brasileiros com hábito de viagem e idade superior a 18 anos. Os dados foram analisados quantitativamente via Modelagem de Equações Estruturais. A Análise Fatorial Exploratória foi seguida de testes estatísticos da Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados indicam que a escala demonstra-se confiável e válida para o estudo de MTEs para a amostra estudada. Comprovou-se a multidimensionalidade da MTE, mas Hedonismo e Envolvimento não são dimensões apropriadas, ao menos no estudo proposto. Logo, confirmou-se a validade de uma nova escala de MTE composta por 35 itens e 10 dimensões que são relativas ao construto de segunda ordem.
Asunto: Turismo
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.18089/tms.2018.14402
URI: http://hdl.handle.net/1843/56112
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/1099
metadata.dc.relation.ispartof: Tourism & Management Studies
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Memorable Tourism Experience.pdf228.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.