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dc.creatorMariana de Freitas Coelhopt_BR
dc.creatorMarlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T13:50:22Z-
dc.date.available2023-07-12T13:50:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage15pt_BR
dc.citation.epage24pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18089/tms.2018.14402pt_BR
dc.identifier.issn21828466pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56112-
dc.description.abstractO objetivo desse artigo foi propor e testar uma escala destinada a avaliar Experiências Turísticas Memoráveis (MTE). Elaborou-se um instrumento inicialmente contendo 49 itens testados, organizados em 12 dimensões: Ambiente, Cultura, Relacionamento com Acompanhante, Relacionamento com Turistas, Relacionamento com pessoas Locais, Novidade, Emoções, Sonho, Significância, Renovação, Hedonismo e Envolvimento. A coleta de dados incluiu um survey com 1193 brasileiros com hábito de viagem e idade superior a 18 anos. Os dados foram analisados quantitativamente via Modelagem de Equações Estruturais. A Análise Fatorial Exploratória foi seguida de testes estatísticos da Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados indicam que a escala demonstra-se confiável e válida para o estudo de MTEs para a amostra estudada. Comprovou-se a multidimensionalidade da MTE, mas Hedonismo e Envolvimento não são dimensões apropriadas, ao menos no estudo proposto. Logo, confirmou-se a validade de uma nova escala de MTE composta por 35 itens e 10 dimensões que são relativas ao construto de segunda ordem.pt_BR
dc.description.resumoThis study sought to develop and test a scale to assess memorable tourism experiences (MTEs). The proposed instrument initially contained 49 tested items organised into 12 dimensions: environment, culture, relationships with companions, relationships with tourists, relationships with local agents (i.e. residents and service providers), novelty, emotions, dream, meaningfulness, refreshment, hedonism and involvement. The data were collected via a survey of 1,193 Brazilians with regular travel habits, aged 18 years or older. The data were analysed quantitatively using structural equation modelling. Statistical tests included exploratory factor analysis followed by confirmatory factor analysis. The results indicate that the scale is reliable and valid for research on MTEs, at least for the sample in question, and confirm the MTE construct’s multidimensionality, although the hedonism and involvement dimensions were shown to be unsuitable. Thus, the validity of the proposed MTE scale consisting of 35 items was confirmed, as were 10 dimensions of the second-order constructpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTourism & Management Studiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDimensions of memorable tourism experiencept_BR
dc.subjectEnvironment and culturept_BR
dc.subjectInterpersonal relationshipspt_BR
dc.subjectPsychological dimensionpt_BR
dc.subjectConfirmatory factorial analysispt_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.titleMemorable tourism experience (MTE): scale proposal and testpt_BR
dc.title.alternativeExperiência turística memorável: proposição e teste de escalapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/1099pt_BR
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