Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/56118
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A literatura de Graciliano Ramos em sala de aula: propostas de ensino de leitura para abordagens multissemióticas e contemporâneas |
Título(s) alternativo(s): | The literature of Graciliano Ramos in the classroom: proposals for teaching reading for multi-semiotic and contemporary approaches |
Autor(es): | Bruna Martins Coradini |
Primeiro Orientador: | Marcelo Chiaretto |
Primeiro membro da banca : | Alex Fabiani de Brito Torres |
Segundo membro da banca: | Kleber Mazione Lima Ferreira |
Resumo: | Esta monografia apresenta quatro propostas de ensino de leitura, destinadas a estudantes do Ensino Médio, para trabalhar o livro Vidas secas, de Graciliano Ramos. Publicada em 1938, a obra discute questões atuais de nossa sociedade, além de trazer à tona embates universais da existência humana. Diante de um cenário educacional cada vez mais diverso, as práticas de letramento adotadas nas escolas devem ser aprimoradas e pensadas a partir de recursos multissemióticos e contemporâneos, que permitam que o aluno tenha contato com abordagens cada vez mais diversas, de forma ética e democrática. Pensadas para auxiliar o professor de Ensino Médio, as propostas aqui apresentadas unem literatura à tecnologia, propiciando que o estudante tenha participação ativa em seu desenvolvimento e autonomia no letramento literário. |
Abstract: | This monograph presents four proposals for teaching reading, designed for high school students, to work on the book Vidas secas, written by Graciliano Ramos. Published in 1938, the novel discusses current issues in our society, besides bringing up universal matters of human existence. In an increasingly diverse educational scenario, the literacy practices adopted in schools must be improved and thought out based on contemporary multisemiotic resources that allow students to have contact with diverse approaches in an ethical and democratic way. Designed to help the high school teachers, the proposals presented here bring literature and technology together, allowing the student to actively participate in their development and autonomy in their literary literacy. |
Assunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56118 |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_BrunaMCoradini_vdata.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons