Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56155
Type: Artigo de Periódico
Title: A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
Other Titles: Literary reading in high school and the humanistic ideal of education
Authors: Constantino Luz de Medeiros
Rejane Rodrigues Almeida
Abstract: O artigo analisa as formas de representação da leitura em sala de aula presentes em periódicos educacionais e livros escolares que discutem o currículo ou a leitura literária, tais como Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961) a Antologia nacional (1895) de Fausto Barreto e Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), de João Ribeiro, e Céu, terra e mar (1914), de Alberto de Oliveira, Português através de textos (1969), de Magda Soares. Busca-se demonstrar que a precedência da leitura literária no ensino de língua portuguesa, até a década de 1960, parece conservar uma herança da tradição clássica, ao mesmo tempo em que é parte integrante de um longo debate sobre a formação humanista e a cientificista no currículo do curso secundário. O embate travado entre a cultura literária e a cultura científica no currículo do ensino secundário ocasionou a eliminação gradativa das disciplinas clássicas nesse nível de ensino. Por outro lado, a prática de leitura de textos literários permanece na disciplina escolar português, até os anos de 1960, como traço característico da cultura literária no Brasil.
Abstract: The article analyzes the forms of representation of reading in the classroom present in educational periodicals and schoolbooks that discuss curriculum or literary reading, such as Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961), the Antologia nacional (1895) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), by João Ribeiro, and Céu, terra e mar (1914), by Alberto de Oliveira, and Português através de textos (1969), by Magda Soares. The aim of the paper is to show that the precedence of literary reading in Portuguese language teaching until the 1960s seems to preserve the heritage of the classical tradition, at the same time that it is part of a long debate about humanistic and scientific education in the secondary school curriculum. The clash between literary and scientific culture in the secondary school curriculum led to the gradual elimination of classical subjects at this level. On the other hand, the practice of reading literary texts remains in the Portuguese school subject, until the 1960s, as a characteristic feature of literary culture in Brazil.
Subject: Leitura (Ensino secundário)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56155
Issue Date: 1-Aug-2021
metadata.dc.url.externa: http://www.periodicos.ufc.br/entrelaces/article/view/62722
metadata.dc.relation.ispartof: Entrelaces: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação.pdf605.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.