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http://hdl.handle.net/1843/56173
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A alfabetização e a consciência fonológica no processo de desenvolvimento da escrita |
Autor(es): | Marilane Anunciação Honorato Monteiro |
primer Tutor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
primer miembro del tribunal : | Maria Gorete Neto |
Resumen: | Atualmente não é mais aceitável que se discorra sobre alfabetização sem incluir com veemência o letramento, uma vez que devem ser entendidos como processos distintos, mas complementares, inseparáveis e ambos indispensáveis. Assim, o alfabetizador deve possuir uma boa fundamentação teórica para poder adequar o melhor método às necessidades de seus alunos, buscando uma articulação entre os enfoques para a alfabetização e para o letramento. Após a realização de pesquisa bibliográfica a respeito da alfabetização, do letramento e da influência da consciência fonológica no processo de aquisição da escrita, realizou-se uma pesquisa empírica com alunos e professores do 1º. Ano do Ensino Fundamental. Os objetivos desta pesquisa empírica foram: a) conhecer os métodos utilizados para alfabetizar, bem como o que é preciso para alfabetizar; b) avaliar as atividades que são utilizadas para desenvolver a consciência fonológica e c) averiguar se o desenvolvimento da chamada consciência fonológica contribui de forma significativa para o processo da aquisição da escrita. Através da análise dos testes aplicados, constatou-se que a criança deve dominar a correspondência fonema-grafema para poder extrair sentido do material escrito. Sendo assim, a consciência fonológica capacita as crianças em fase de aquisição da escrita a fazerem uma melhor utilização das pistas grafêmicas, compreendendo as correspondências entre essas unidades da escrita e os fonemas. Quanto aos métodos utilizados para alfabetizar, notou-se que o que realmente faz diferença no processo de desenvolvimento da escrita não é o método em si, mas, sim, a metodologia utilizada pelo educador. A metodologia precisa ser suficientemente abrangente para poder cobrir toda a complexidade tanto do sistema de escrita quanto das práticas sociais que fazem uso dessa escrita. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56173 |
Fecha del documento: | 28-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
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