Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56173
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A alfabetização e a consciência fonológica no processo de desenvolvimento da escrita
Autor(es): Marilane Anunciação Honorato Monteiro
primer Tutor: Gilcinei Teodoro Carvalho
primer miembro del tribunal : Maria Gorete Neto
Resumen: Atualmente não é mais aceitável que se discorra sobre alfabetização sem incluir com veemência o letramento, uma vez que devem ser entendidos como processos distintos, mas complementares, inseparáveis e ambos indispensáveis. Assim, o alfabetizador deve possuir uma boa fundamentação teórica para poder adequar o melhor método às necessidades de seus alunos, buscando uma articulação entre os enfoques para a alfabetização e para o letramento. Após a realização de pesquisa bibliográfica a respeito da alfabetização, do letramento e da influência da consciência fonológica no processo de aquisição da escrita, realizou-se uma pesquisa empírica com alunos e professores do 1º. Ano do Ensino Fundamental. Os objetivos desta pesquisa empírica foram: a) conhecer os métodos utilizados para alfabetizar, bem como o que é preciso para alfabetizar; b) avaliar as atividades que são utilizadas para desenvolver a consciência fonológica e c) averiguar se o desenvolvimento da chamada consciência fonológica contribui de forma significativa para o processo da aquisição da escrita. Através da análise dos testes aplicados, constatou-se que a criança deve dominar a correspondência fonema-grafema para poder extrair sentido do material escrito. Sendo assim, a consciência fonológica capacita as crianças em fase de aquisição da escrita a fazerem uma melhor utilização das pistas grafêmicas, compreendendo as correspondências entre essas unidades da escrita e os fonemas. Quanto aos métodos utilizados para alfabetizar, notou-se que o que realmente faz diferença no processo de desenvolvimento da escrita não é o método em si, mas, sim, a metodologia utilizada pelo educador. A metodologia precisa ser suficientemente abrangente para poder cobrir toda a complexidade tanto do sistema de escrita quanto das práticas sociais que fazem uso dessa escrita.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/56173
Fecha del documento: 28-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino na Educação Básica

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