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http://hdl.handle.net/1843/56173
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671054290421564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.creator | Marilane Anunciação Honorato Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T15:37:35Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13T15:37:35Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56173 | - |
dc.description.resumo | Atualmente não é mais aceitável que se discorra sobre alfabetização sem incluir com veemência o letramento, uma vez que devem ser entendidos como processos distintos, mas complementares, inseparáveis e ambos indispensáveis. Assim, o alfabetizador deve possuir uma boa fundamentação teórica para poder adequar o melhor método às necessidades de seus alunos, buscando uma articulação entre os enfoques para a alfabetização e para o letramento. Após a realização de pesquisa bibliográfica a respeito da alfabetização, do letramento e da influência da consciência fonológica no processo de aquisição da escrita, realizou-se uma pesquisa empírica com alunos e professores do 1º. Ano do Ensino Fundamental. Os objetivos desta pesquisa empírica foram: a) conhecer os métodos utilizados para alfabetizar, bem como o que é preciso para alfabetizar; b) avaliar as atividades que são utilizadas para desenvolver a consciência fonológica e c) averiguar se o desenvolvimento da chamada consciência fonológica contribui de forma significativa para o processo da aquisição da escrita. Através da análise dos testes aplicados, constatou-se que a criança deve dominar a correspondência fonema-grafema para poder extrair sentido do material escrito. Sendo assim, a consciência fonológica capacita as crianças em fase de aquisição da escrita a fazerem uma melhor utilização das pistas grafêmicas, compreendendo as correspondências entre essas unidades da escrita e os fonemas. Quanto aos métodos utilizados para alfabetizar, notou-se que o que realmente faz diferença no processo de desenvolvimento da escrita não é o método em si, mas, sim, a metodologia utilizada pelo educador. A metodologia precisa ser suficientemente abrangente para poder cobrir toda a complexidade tanto do sistema de escrita quanto das práticas sociais que fazem uso dessa escrita. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.title | A alfabetização e a consciência fonológica no processo de desenvolvimento da escrita | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
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A alfabetização e a Consciência Fonológica no processo de de.pdf | 586.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
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