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http://hdl.handle.net/1843/56197
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Diálogos possíveis sobre o processo de inclusão: promovendo espaços de fala |
Título(s) alternativo(s): | Possible dialogues about inclusion process: promoting speech space |
Autor(es): | Hermínia Maria Martins Lima Silveira Roselene Alves Amâncio Bruna Oliveira Cardoso de Miranda Renata Vidigal Pulier |
Resumo: | As reflexões aqui propostas foram construídas a partir da escuta de estudantes do Segundo Ciclo cujo foco foi ouvir, especificamente, crianças com laudos médicos e alunos cujo desempenho escolar estava aquém das expectativas da escola. Para este texto, elegemos dizeres de um estudante diagnosticado com o transtorno do espectro autista e apresentamos algumas reflexões a respeito do seu modo de interagir com o ambiente escolar. Neste trabalho, destacamos a importância de dar voz aos estudantes na tentativa de conhecer as imagens que eles têm de si e os modos como dizem da sua relação com o outro. Nesse sentido, a entrevista individual, sob a orientação do campo do saber psicanalítico, apresentou-se como instrumento metodológico estruturado a partir do princípio de associação livre. À luz de possíveis articulações entre Educação e Psicanálise, foram problematizadas questões relativas ao processo de escolarização e foi possível verificar os modos como diferentes discursos atravessam o espaço escolar e produzem efeitos nas relações interpessoais. |
Abstract: | Reflections proposed here were built from listening to students from a Second Cycle. The focus was, specifically, on listening to children with medical reports and students whose school performance was below school expectations. In this paper, we have chosen a student’s words diagnosed with autism spectrum disorder and it is presented some reflections on his interaction way with his school environment. We highlight the importance of giving voice to the students in order to learn the images they have of themselves and the ways they say about their relationship with others. In this sense, individual interview, under the guidance of psychoanalytic knowledge field, presented itself as a methodological instrument structured from the principle of free association. In the light of possible articulations between Education and Psychoanalysis, issues related to the research subject's schooling process were problematized. It was possible to verify ways in which different discourses cross the school space and produce effects on interpersonal relationship. |
Assunto: | Educação básica Inclusão escolar Psicanálise e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.27827 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56197 |
Data do documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/27827 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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