Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56197
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diálogos possíveis sobre o processo de inclusão: promovendo espaços de fala
Título(s) alternativo(s): Possible dialogues about inclusion process: promoting speech space
Autor(es): Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Roselene Alves Amâncio
Bruna Oliveira Cardoso de Miranda
Renata Vidigal Pulier
Resumo: As reflexões aqui propostas foram construídas a partir da escuta de estudantes do Segundo Ciclo cujo foco foi ouvir, especificamente, crianças com laudos médicos e alunos cujo desempenho escolar estava aquém das expectativas da escola. Para este texto, elegemos dizeres de um estudante diagnosticado com o transtorno do espectro autista e apresentamos algumas reflexões a respeito do seu modo de interagir com o ambiente escolar. Neste trabalho, destacamos a importância de dar voz aos estudantes na tentativa de conhecer as imagens que eles têm de si e os modos como dizem da sua relação com o outro. Nesse sentido, a entrevista individual, sob a orientação do campo do saber psicanalítico, apresentou-se como instrumento metodológico estruturado a partir do princípio de associação livre. À luz de possíveis articulações entre Educação e Psicanálise, foram problematizadas questões relativas ao processo de escolarização e foi possível verificar os modos como diferentes discursos atravessam o espaço escolar e produzem efeitos nas relações interpessoais.
Abstract: Reflections proposed here were built from listening to students from a Second Cycle. The focus was, specifically, on listening to children with medical reports and students whose school performance was below school expectations. In this paper, we have chosen a student’s words diagnosed with autism spectrum disorder and it is presented some reflections on his interaction way with his school environment. We highlight the importance of giving voice to the students in order to learn the images they have of themselves and the ways they say about their relationship with others. In this sense, individual interview, under the guidance of psychoanalytic knowledge field, presented itself as a methodological instrument structured from the principle of free association. In the light of possible articulations between Education and Psychoanalysis, issues related to the research subject's schooling process were problematized. It was possible to verify ways in which different discourses cross the school space and produce effects on interpersonal relationship.
Assunto: Educação básica
Inclusão escolar
Psicanálise e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.27827
URI: http://hdl.handle.net/1843/56197
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/27827
metadata.dc.relation.ispartof: Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação
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