Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/56211
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O desenvolvimento das capacidades em leitura por alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Congonhas |
Autor(es): | Nilma Geraldo de Morais |
Primeiro Orientador: | Maria Zélia Versiani Machado |
Primeiro membro da banca : | Carlos Augusto Novaes |
Resumo: | Este trabalho tem como foco a compreensão textual por alunos do Ensino Médio, atividade de leitura que envolve um conjunto de habilidades. A aprendizagem da leitura, em contínuo processo de desenvolvimento, se inicia no ensino fundamental, e é importante para a construção do conhecimento em todas as disciplinas. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que o aluno deve ser capaz de construir significado global para os textos que lê, a fim de atingir uma leitura satisfatória, criar estratégias de leitura, ler com objetivos, e sempre monitorar seu próprio processo de leitura para que possa interagir com os textos a sua volta e compreender satisfatoriamente os vários gêneros textuais que circulam socialmente. Propõe-se, assim, a apresentação, em sala de aula, de práticas significativas de leitura e escrita, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades de leitura dos educandos, tornando-os capazes de terem melhor desempenho em todas as áreas de conhecimento. Trabalhos voltados para este componente de ensino podem contribuir para a diminuição dos altos índices de deficiência em leitura, levando os alunos a lidar de maneira exitosa com a escrita no contexto social. As atividades realizadas apontam que, sem o conhecimento de estratégias de leitura que favoreçam direta ou indiretamente o desenvolvimento de habilidades de leitura no contexto escolar e sem a implementação de novas práticas pedagógicas de leitura que façam sentido para os alunos, não se alcançará um nível de leitura e escrita satisfatório nas interações sociais. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56211 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia UFMG _FAE.pdf | 254.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons