Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/56211
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Zélia Versiani Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8331497413853638 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carlos Augusto Novaes | pt_BR |
dc.creator | Nilma Geraldo de Morais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T12:09:02Z | - |
dc.date.available | 2023-07-14T12:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56211 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como foco a compreensão textual por alunos do Ensino Médio, atividade de leitura que envolve um conjunto de habilidades. A aprendizagem da leitura, em contínuo processo de desenvolvimento, se inicia no ensino fundamental, e é importante para a construção do conhecimento em todas as disciplinas. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que o aluno deve ser capaz de construir significado global para os textos que lê, a fim de atingir uma leitura satisfatória, criar estratégias de leitura, ler com objetivos, e sempre monitorar seu próprio processo de leitura para que possa interagir com os textos a sua volta e compreender satisfatoriamente os vários gêneros textuais que circulam socialmente. Propõe-se, assim, a apresentação, em sala de aula, de práticas significativas de leitura e escrita, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades de leitura dos educandos, tornando-os capazes de terem melhor desempenho em todas as áreas de conhecimento. Trabalhos voltados para este componente de ensino podem contribuir para a diminuição dos altos índices de deficiência em leitura, levando os alunos a lidar de maneira exitosa com a escrita no contexto social. As atividades realizadas apontam que, sem o conhecimento de estratégias de leitura que favoreçam direta ou indiretamente o desenvolvimento de habilidades de leitura no contexto escolar e sem a implementação de novas práticas pedagógicas de leitura que façam sentido para os alunos, não se alcançará um nível de leitura e escrita satisfatório nas interações sociais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Habilidades de leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino da leitura | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento das capacidades em leitura por alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Congonhas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia UFMG _FAE.pdf | 254.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License