Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zélia Versiani Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331497413853638pt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Augusto Novaespt_BR
dc.creatorNilma Geraldo de Moraispt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T12:09:02Z-
dc.date.available2023-07-14T12:09:02Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56211-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco a compreensão textual por alunos do Ensino Médio, atividade de leitura que envolve um conjunto de habilidades. A aprendizagem da leitura, em contínuo processo de desenvolvimento, se inicia no ensino fundamental, e é importante para a construção do conhecimento em todas as disciplinas. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que o aluno deve ser capaz de construir significado global para os textos que lê, a fim de atingir uma leitura satisfatória, criar estratégias de leitura, ler com objetivos, e sempre monitorar seu próprio processo de leitura para que possa interagir com os textos a sua volta e compreender satisfatoriamente os vários gêneros textuais que circulam socialmente. Propõe-se, assim, a apresentação, em sala de aula, de práticas significativas de leitura e escrita, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades de leitura dos educandos, tornando-os capazes de terem melhor desempenho em todas as áreas de conhecimento. Trabalhos voltados para este componente de ensino podem contribuir para a diminuição dos altos índices de deficiência em leitura, levando os alunos a lidar de maneira exitosa com a escrita no contexto social. As atividades realizadas apontam que, sem o conhecimento de estratégias de leitura que favoreçam direta ou indiretamente o desenvolvimento de habilidades de leitura no contexto escolar e sem a implementação de novas práticas pedagógicas de leitura que façam sentido para os alunos, não se alcançará um nível de leitura e escrita satisfatório nas interações sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectHabilidades de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino da leiturapt_BR
dc.titleO desenvolvimento das capacidades em leitura por alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Congonhaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia UFMG _FAE.pdf254.97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons