Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56271
Type: Artigo de Periódico
Title: Abordagem investigativa dos temas alimentação, digestão e nutrição no ensino médio em Belo Horizonte, MG
Other Titles: Investigative approach on food, digestion and nutrition among high school students in Belo Horizonte, MG
Authors: Miliane Aparecida Torres
Miguel José Lopes
Abstract: Esse trabalho é fruto de uma experiência pedagógica que teve o intuito de promover um ensino problematizador e relacionado ao contexto social dos estudantes, por meio de uma sequência didática com viés investigativo sobre alimentação, digestão e nutrição. O objetivo foi investigar a percepção dos alunos de uma escola estadual de Belo Horizonte, MG, acerca do valor da nutrição e da integração entre os diferentes sistemas do organismo na prática de atividades físicas, simultaneamente discutindo a importância da escolha de fontes confiáveis de informação para um conhecimento seguro sobre essa temática. Os resultados mostram que a maioria dos alunos lança mão de fontes de informação com linguagem mais simples, o que faz aumentar a importância dos campos da informação e da comunicação no que se referente à alimentação e nutrição. Durante a pesquisa houve intensa participação, interação com o professor, e muitos questionamentos feitos pelos alunos. As conclusões apontam que promover um ensino em que os alunos participem ativamente e aprendam sobre o mundo à sua volta é essencial para auxiliar a aprendizagem sobre práticas relacionadas ao conhecimento do corpo e à alimentação.
Abstract: This work is the result of a pedagogical experience that aimed to promote problematizing teaching related to the social context of students, through a didactic sequence with an investigative bias on food, digestion and nutrition. The objective was to investigate the perception of students from a public school in Belo Horizonte, MG, about the value of nutrition and the integration between different body systems in the practice of physical activities, simultaneously discussing the importance of choosing reliable sources of information for a secure knowledge about this subject. The results show that most students use information sources with simpler language, which increases the importance of the fields of information and communication with regard to food and nutrition. During the field research there was intense participation, interaction with the teacher, and many questions asked by the students. The conclusions point out that promoting education in which students actively participate and learn about community life is essential to assist in learning about practices related to knowledge of the body and nutrition.
Subject: Ciências da nutrição
Alimentos, dieta e nutrição
Educação em saúde
Biologia - estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56271
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pista/article/view/26574
metadata.dc.relation.ispartof: Pista
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.